O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Pereira, Rafael H.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750
Resumo: As atividades humanas se estão tornando cada vez mais dependentes dainternet e, portanto, susceptíveis às suas vulnerabilidades. Entre 1998 e 2002, ogoverno brasileiro discutiu e implantou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira(ICP–Brasil). O objetivo era minimizar a insegurança ao fazer com que acertificação digital, que identifica e autentica pela internet, pudesse operar sobreuma estrutura de criptografia e segurança digital oficial do Estado, com validadejurídica. O livro “O Leviatã Eletrônico: a trama política que colocou o Estado nainternet”, de Marcello Barra, discute a relação entre Política, Tecnologia e SegurançaDigital, ao analisar o processo de criação dessa infraestrutura no Brasil.Com o objetivo de identificar as condições sociais que possibilitaram a efetivaconstrução da ICP–Brasil, Barra reconstrói os embates técnicos e políticos queprecederam esse processo, sem perder de vista a diversidade do conjunto de atoresque participaram desse processo. Publicado em 2009, o livro articula a teoriasociológica de diversos autores (como Weber, Elias, Latour, Rosanvallon, Castells,Habermas) para discutir surgimento de uma nova manifestação do Estado (o EstadoEletrônico) e suas implicações no debate acerca da transparência do setorpúblico, da autoridade do Estado e da Segurança Nacional.
id UFRGS-10_c9c11cb21d46c2d8cdc1141a0509b543
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/17750
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internetEstado eletrônicoGoverno eletrônicoInternetEstadoICP-BrasilAs atividades humanas se estão tornando cada vez mais dependentes dainternet e, portanto, susceptíveis às suas vulnerabilidades. Entre 1998 e 2002, ogoverno brasileiro discutiu e implantou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira(ICP–Brasil). O objetivo era minimizar a insegurança ao fazer com que acertificação digital, que identifica e autentica pela internet, pudesse operar sobreuma estrutura de criptografia e segurança digital oficial do Estado, com validadejurídica. O livro “O Leviatã Eletrônico: a trama política que colocou o Estado nainternet”, de Marcello Barra, discute a relação entre Política, Tecnologia e SegurançaDigital, ao analisar o processo de criação dessa infraestrutura no Brasil.Com o objetivo de identificar as condições sociais que possibilitaram a efetivaconstrução da ICP–Brasil, Barra reconstrói os embates técnicos e políticos queprecederam esse processo, sem perder de vista a diversidade do conjunto de atoresque participaram desse processo. Publicado em 2009, o livro articula a teoriasociológica de diversos autores (como Weber, Elias, Latour, Rosanvallon, Castells,Habermas) para discutir surgimento de uma nova manifestação do Estado (o EstadoEletrônico) e suas implicações no debate acerca da transparência do setorpúblico, da autoridade do Estado e da Segurança Nacional.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750SOCIOLOGIAS; Vol. 12 No. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização socialSOCIOLOGIAS; Vol. 12 Núm. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização socialSociologias; v. 12 n. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização social1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750/10416Copyright (c) 2019 Rafael H. Moraes Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes Pereira, Rafael H.2011-08-02T19:47:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/17750Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2011-08-02T19:47:48Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
title O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
spellingShingle O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
Moraes Pereira, Rafael H.
Estado eletrônico
Governo eletrônico
Internet
Estado
ICP-Brasil
title_short O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
title_full O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
title_fullStr O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
title_full_unstemmed O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
title_sort O Leviatã eletrônico: a trama política que colocou o Estado na internet
author Moraes Pereira, Rafael H.
author_facet Moraes Pereira, Rafael H.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes Pereira, Rafael H.
dc.subject.por.fl_str_mv Estado eletrônico
Governo eletrônico
Internet
Estado
ICP-Brasil
topic Estado eletrônico
Governo eletrônico
Internet
Estado
ICP-Brasil
description As atividades humanas se estão tornando cada vez mais dependentes dainternet e, portanto, susceptíveis às suas vulnerabilidades. Entre 1998 e 2002, ogoverno brasileiro discutiu e implantou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira(ICP–Brasil). O objetivo era minimizar a insegurança ao fazer com que acertificação digital, que identifica e autentica pela internet, pudesse operar sobreuma estrutura de criptografia e segurança digital oficial do Estado, com validadejurídica. O livro “O Leviatã Eletrônico: a trama política que colocou o Estado nainternet”, de Marcello Barra, discute a relação entre Política, Tecnologia e SegurançaDigital, ao analisar o processo de criação dessa infraestrutura no Brasil.Com o objetivo de identificar as condições sociais que possibilitaram a efetivaconstrução da ICP–Brasil, Barra reconstrói os embates técnicos e políticos queprecederam esse processo, sem perder de vista a diversidade do conjunto de atoresque participaram desse processo. Publicado em 2009, o livro articula a teoriasociológica de diversos autores (como Weber, Elias, Latour, Rosanvallon, Castells,Habermas) para discutir surgimento de uma nova manifestação do Estado (o EstadoEletrônico) e suas implicações no debate acerca da transparência do setorpúblico, da autoridade do Estado e da Segurança Nacional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17750/10416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rafael H. Moraes Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rafael H. Moraes Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 12 No. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização social
SOCIOLOGIAS; Vol. 12 Núm. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização social
Sociologias; v. 12 n. 25 (2010): Trabalho, emprego e precarização social
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140662054912