“O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gastaldo, Édison
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651
Resumo: Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos "meios de comunicação de massa", discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de "mediação". A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.
id UFRGS-10_d003d1d8bf3d9ea19ba79da83d665dd7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9651
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no BrasilCopa do Mundo (futebol)MídiaCultura brasileiraEste trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos "meios de comunicação de massa", discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de "mediação". A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651SOCIOLOGIAS; No. 22 (2009): Metodologia e TransdisciplinaridadeSOCIOLOGIAS; Núm. 22 (2009): Metodologia e TransdisciplinaridadeSociologias; n. 22 (2009): Metodologia e Transdisciplinaridade1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651/5522Copyright (c) 2019 Édison Gastaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGastaldo, Édison2009-08-03T18:04:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/9651Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2009-08-03T18:04:50Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
title “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
spellingShingle “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
Gastaldo, Édison
Copa do Mundo (futebol)
Mídia
Cultura brasileira
title_short “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
title_full “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
title_fullStr “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
title_full_unstemmed “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
title_sort “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
author Gastaldo, Édison
author_facet Gastaldo, Édison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gastaldo, Édison
dc.subject.por.fl_str_mv Copa do Mundo (futebol)
Mídia
Cultura brasileira
topic Copa do Mundo (futebol)
Mídia
Cultura brasileira
description Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos "meios de comunicação de massa", discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de "mediação". A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651/5522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Édison Gastaldo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Édison Gastaldo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; No. 22 (2009): Metodologia e Transdisciplinaridade
SOCIOLOGIAS; Núm. 22 (2009): Metodologia e Transdisciplinaridade
Sociologias; n. 22 (2009): Metodologia e Transdisciplinaridade
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140299247616