Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320 |
Resumo: | Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados. |
id |
UFRGS-10_e27f4164a194299a53b598a1c4e3094b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/26320 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Latino-Americana em Tempos GlobalizadosGlobalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos.Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320/15369Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquistinfo:eu-repo/semantics/openAccessP. Stromquist, Nelly2012-03-20T19:35:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/26320Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2012-03-20T19:35:20Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
title |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
spellingShingle |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados P. Stromquist, Nelly Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos. |
title_short |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
title_full |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
title_fullStr |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
title_full_unstemmed |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
title_sort |
Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
author |
P. Stromquist, Nelly |
author_facet |
P. Stromquist, Nelly |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
P. Stromquist, Nelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos. |
topic |
Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos. |
description |
Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320/15369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquist info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquist |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos SOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos Sociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1799766140731260928 |