Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: P. Stromquist, Nelly
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320
Resumo: Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados.
id UFRGS-10_e27f4164a194299a53b598a1c4e3094b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26320
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Educação Latino-Americana em Tempos GlobalizadosGlobalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos.Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320/15369Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquistinfo:eu-repo/semantics/openAccessP. Stromquist, Nelly2012-03-20T19:35:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/26320Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2012-03-20T19:35:20Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
title Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
spellingShingle Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
P. Stromquist, Nelly
Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos.
title_short Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
title_full Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
title_fullStr Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
title_full_unstemmed Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
title_sort Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados
author P. Stromquist, Nelly
author_facet P. Stromquist, Nelly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv P. Stromquist, Nelly
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos.
topic Globalização. Neoliberalismo. Educação Superior. Educação de adultos.
description Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças – bem como as continuidades– em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se refleteno persistente discurso sobre a “sociedade do conhecimento” do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado,de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar aparticipação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas,provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26320/15369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquist
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Nelly P. Stromquist
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
SOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
Sociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140731260928