Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalben, Tatiany Pertel Sabaini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Moraes, Francielly de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106
Resumo: This qualitative research of an interpretive nature aims to discuss the critical-reflexive and intercultural aspects of music beyond the ludic. Music is understood as an intercultural, emotional, dialogical, and critical tool based on Denora (2000), Sekeff (2002), and Oliveira e Silva (2018). It is based on the theoretical-methodological assumptions of Critical Applied Linguistics (CLA) according to Pennycook (2001), in the Post-Method Condition and Critical Pedagogy (CP). The participants are English teachers from the southern region of Bahia who spoke about using songs in their practice. The results show that despite the challenges, they found creative solutions, reporting the use of music for linguistic, critical-social, and (inter)cultural knowledge.
id UFRGS-12_0992abe132fd5bf5bf8bbe7668f78bc8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/135106
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglêsThis qualitative research of an interpretive nature aims to discuss the critical-reflexive and intercultural aspects of music beyond the ludic. Music is understood as an intercultural, emotional, dialogical, and critical tool based on Denora (2000), Sekeff (2002), and Oliveira e Silva (2018). It is based on the theoretical-methodological assumptions of Critical Applied Linguistics (CLA) according to Pennycook (2001), in the Post-Method Condition and Critical Pedagogy (CP). The participants are English teachers from the southern region of Bahia who spoke about using songs in their practice. The results show that despite the challenges, they found creative solutions, reporting the use of music for linguistic, critical-social, and (inter)cultural knowledge.Este estudo visa discutir os aspectos crítico-reflexivo e intercultural da música para além do lúdico. Com base em Denora (2000), Sekeff, (2002) e Oliveira e Silva (2018), compreendemos a música como ferramenta intercultural, emocional, dialógica e crítica. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) conforme Pennycook (2001), na Condição Pós-Método e na Pedagogia Crítica (PC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Participaram da pesquisa professores da região sul baiana que falaram sobre o uso de canções em suas salas de aula. Os resultados mostram que, apesar dos desafios, eles encontraram soluções criativas, relatando o uso de músicas para o conhecimento linguístico, crítico-social e (inter)cultural.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/13510610.22456/2236-6385.135106Cadernos do IL; n. 67 (2023); 278-3062236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106/91430Copyright (c) 2024 Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Dalben, Tatiany Pertel Sabaini Moraes, Francielly de Almeida2024-04-01T13:36:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/135106Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2024-04-01T13:36:24Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
title Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
spellingShingle Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
Dalben, Tatiany Pertel Sabaini
title_short Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
title_full Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
title_fullStr Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
title_full_unstemmed Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
title_sort Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês
author Dalben, Tatiany Pertel Sabaini
author_facet Dalben, Tatiany Pertel Sabaini
Moraes, Francielly de Almeida
author_role author
author2 Moraes, Francielly de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalben, Tatiany Pertel Sabaini
Moraes, Francielly de Almeida
description This qualitative research of an interpretive nature aims to discuss the critical-reflexive and intercultural aspects of music beyond the ludic. Music is understood as an intercultural, emotional, dialogical, and critical tool based on Denora (2000), Sekeff (2002), and Oliveira e Silva (2018). It is based on the theoretical-methodological assumptions of Critical Applied Linguistics (CLA) according to Pennycook (2001), in the Post-Method Condition and Critical Pedagogy (CP). The participants are English teachers from the southern region of Bahia who spoke about using songs in their practice. The results show that despite the challenges, they found creative solutions, reporting the use of music for linguistic, critical-social, and (inter)cultural knowledge.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106
10.22456/2236-6385.135106
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.135106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106/91430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 67 (2023); 278-306
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222737244160