PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA E DA ANÁLISE COGNITIVA-SOCIAL DO DISCURSO: ALGUM ENCONTRO?
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67316 |
Resumo: | RESUMO: A discussão sobre o que é a linguagem e o que é a cognição tem sido muito cara ultimamente, já que esses conceitos podem ser avaliados a partir de diferentes vieses epistemológicos. Assim refletimos sobre os postulados teóricos adotados sobre a linguagem e a cognição no bojo da Linguística Cognitiva e da Análise Cognitiva-Social do Discurso. O arcabouço teórico é composto por textos que tratam da noção de cognição e de cognição social. A partir da seguinte investigação, consideramos que, apesar de aparentemente essas bases epistemológicas serem divergentes, vê-se que a Linguística Cognitiva e a Análise do Discurso sob a perspectiva da Cognição social valorizam a análise de textos autênticos e a perspectiva da língua em uso. |
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PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA E DA ANÁLISE COGNITIVA-SOCIAL DO DISCURSO: ALGUM ENCONTRO?cogniçãocognição socialLinguística CognitivaAnálise Cognitiva-Social do Discurso.RESUMO: A discussão sobre o que é a linguagem e o que é a cognição tem sido muito cara ultimamente, já que esses conceitos podem ser avaliados a partir de diferentes vieses epistemológicos. Assim refletimos sobre os postulados teóricos adotados sobre a linguagem e a cognição no bojo da Linguística Cognitiva e da Análise Cognitiva-Social do Discurso. O arcabouço teórico é composto por textos que tratam da noção de cognição e de cognição social. A partir da seguinte investigação, consideramos que, apesar de aparentemente essas bases epistemológicas serem divergentes, vê-se que a Linguística Cognitiva e a Análise do Discurso sob a perspectiva da Cognição social valorizam a análise de textos autênticos e a perspectiva da língua em uso. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6731610.22456/2236-6385.67316Cadernos do IL; n. 52 (2016); 270-2842236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67316/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Suelen2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67316Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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