Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Laura Márcia Luiza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480
Resumo: No presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes gerais institucionais para o ensino de línguas com uma proposta de avaliação de nivelamento. Ao final, fundamentamos as escolhas metodológicas que subjazem os instrumentos do exame a partir da perspectiva da avaliação alternativa  (SCARINO, 2013) e da relevância dos testes (BACHMAN; PALMER, 1996).  Espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o processo de elaboração de exames de nivelamento, especialmente de português como língua adicional em contextos universitários.
id UFRGS-12_173af022cc4f47f1a2a617b5947f58ba
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67480
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILAavaliaçãoensino de línguasPLANo presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes gerais institucionais para o ensino de línguas com uma proposta de avaliação de nivelamento. Ao final, fundamentamos as escolhas metodológicas que subjazem os instrumentos do exame a partir da perspectiva da avaliação alternativa  (SCARINO, 2013) e da relevância dos testes (BACHMAN; PALMER, 1996).  Espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o processo de elaboração de exames de nivelamento, especialmente de português como língua adicional em contextos universitários.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6748010.22456/2236-6385.67480Cadernos do IL; n. 52 (2016); 130-1612236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Laura Márcia Luiza2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67480Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
title Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
spellingShingle Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
Ferreira, Laura Márcia Luiza
avaliação
ensino de línguas
PLA
title_short Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
title_full Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
title_fullStr Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
title_full_unstemmed Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
title_sort Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA
author Ferreira, Laura Márcia Luiza
author_facet Ferreira, Laura Márcia Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Laura Márcia Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
ensino de línguas
PLA
topic avaliação
ensino de línguas
PLA
description No presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes gerais institucionais para o ensino de línguas com uma proposta de avaliação de nivelamento. Ao final, fundamentamos as escolhas metodológicas que subjazem os instrumentos do exame a partir da perspectiva da avaliação alternativa  (SCARINO, 2013) e da relevância dos testes (BACHMAN; PALMER, 1996).  Espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o processo de elaboração de exames de nivelamento, especialmente de português como língua adicional em contextos universitários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480
10.22456/2236-6385.67480
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 130-161
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223917940736