O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956 |
Resumo: | Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes. |
id |
UFRGS-12_1e7936028dcda234d74ce3764b45dc7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/42956 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇASEste trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/4295610.22456/2236-6385.42956Cadernos do IL; n. 47 (2013); 218-2302236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956/pdf_15Fux, JacquesCoutinho, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-29T19:32:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/42956Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-12-29T19:32:43Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
title |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
spellingShingle |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS Fux, Jacques |
title_short |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
title_full |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
title_fullStr |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
title_full_unstemmed |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
title_sort |
O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS |
author |
Fux, Jacques |
author_facet |
Fux, Jacques Coutinho, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fux, Jacques Coutinho, Fernanda |
description |
Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956 10.22456/2236-6385.42956 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.42956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956/pdf_15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 47 (2013); 218-230 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223576104960 |