O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fux, Jacques
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coutinho, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956
Resumo: Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes.
id UFRGS-12_1e7936028dcda234d74ce3764b45dc7e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/42956
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇASEste trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/4295610.22456/2236-6385.42956Cadernos do IL; n. 47 (2013); 218-2302236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956/pdf_15Fux, JacquesCoutinho, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-29T19:32:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/42956Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-12-29T19:32:43Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
title O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
spellingShingle O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
Fux, Jacques
title_short O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
title_full O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
title_fullStr O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
title_full_unstemmed O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
title_sort O DIÁRIO DE RUTKA – INFÂNCIA, VESTÍGIOS, LEMBRANÇAS
author Fux, Jacques
author_facet Fux, Jacques
Coutinho, Fernanda
author_role author
author2 Coutinho, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fux, Jacques
Coutinho, Fernanda
description Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto, verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956
10.22456/2236-6385.42956
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.42956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/42956/pdf_15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 47 (2013); 218-230
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223576104960