Os deslocamentos da criança no interior do reformulável e sua constituição subjetiva na aquisição da escrita: um olhar pecheutiano
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103144 |
Resumo: | Este artigo analisa sequências discursivas de aquisição da escrita à luz da análise do discurso peucheutiana, bem como das reflexões de Indursky (2016) sobre as determinações discursivas da escrita e de Zapelini (2016) sobre a escrita de entremeio. O corpus analítico envolve duas SDs de um menino acompanhado longitudinalmente em sua relação inicial com a escrita. Conclui-se que a aquisição da escrita não se reduz a um processo cognitivo de aprendizagem ou a um processo sociointeracional de uso da língua: trata-se de um processo de transformação simbólica sem início nem fim, pois o sujeito muda sua relação com o escrito a cada nova diferente formação discursiva em que se insere e mesmo no interior de uma única FD. |
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