Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Francisco Eduardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alexandre, Diego José Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811
Resumo: Este artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional.
id UFRGS-12_60cdce462b5d1d39534ad0b1b32bbd22
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67811
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling Gramática escolar, formação do professor e saberes docentesGramatizaçãoGramáticas escolaresSaberes docentesEste artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6781110.22456/2236-6385.67811Cadernos do IL; n. 52 (2016); 549-5652236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Francisco EduardoAlexandre, Diego José Alves2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67811Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
title Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
spellingShingle Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
Vieira, Francisco Eduardo
Gramatização
Gramáticas escolares
Saberes docentes
title_short Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
title_full Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
title_fullStr Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
title_full_unstemmed Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
title_sort Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
author Vieira, Francisco Eduardo
author_facet Vieira, Francisco Eduardo
Alexandre, Diego José Alves
author_role author
author2 Alexandre, Diego José Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Francisco Eduardo
Alexandre, Diego José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gramatização
Gramáticas escolares
Saberes docentes
topic Gramatização
Gramáticas escolares
Saberes docentes
description Este artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811
10.22456/2236-6385.67811
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 549-565
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223951495168