Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811 |
Resumo: | Este artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional. |
id |
UFRGS-12_60cdce462b5d1d39534ad0b1b32bbd22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/67811 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentesGramatizaçãoGramáticas escolaresSaberes docentesEste artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6781110.22456/2236-6385.67811Cadernos do IL; n. 52 (2016); 549-5652236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Francisco EduardoAlexandre, Diego José Alves2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67811Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
title |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
spellingShingle |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes Vieira, Francisco Eduardo Gramatização Gramáticas escolares Saberes docentes |
title_short |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
title_full |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
title_fullStr |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
title_full_unstemmed |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
title_sort |
Gramática escolar, formação do professor e saberes docentes |
author |
Vieira, Francisco Eduardo |
author_facet |
Vieira, Francisco Eduardo Alexandre, Diego José Alves |
author_role |
author |
author2 |
Alexandre, Diego José Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Francisco Eduardo Alexandre, Diego José Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramatização Gramáticas escolares Saberes docentes |
topic |
Gramatização Gramáticas escolares Saberes docentes |
description |
Este artigo objetiva investigar a relação entre o uso de gramáticas escolares e os saberes docentes envolvidos no ensino de português. Foram aplicados questionários a 178 professores de 17 municípios paraibanos, na tentativa de entender como acontece o trabalho com gramáticas escolares nesses lugares, quais as funções desse livro em sala de aula e quais os impactos e reflexos de seu uso na prática docente. Buscou-se respaldo teórico, principalmente, em Tardif (2013). Os resultados apontam que essas obras atuam como instrumentos minimamente reguladores do currículo e, muitas vezes, como única fonte de pesquisa e atualização do professor, o que levanta questões sobre formação docente continuada e trajetória profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811 10.22456/2236-6385.67811 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.67811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67811/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 52 (2016); 549-565 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223951495168 |