A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Maciel, Myrna Estella
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92658
Resumo:  O presente artigo analisa o estado da arte da pesquisa de línguas de imigração eslava em contato com o português no contexto da diversidade linguística brasileira. A opção por abranger o grupo eslavo, justifica-se por ampliar o foco de estudos e permitir, através da complementação e compartilhamento de resultados de pesquisa, chegar a uma visão clara e consistente do comportamento linguístico. Este artigo contempla as teses, dissertações e artigos, bem como demais produções de conhecimento sobre esses grupos de fala, fornecendo assim, um quadro de partida que sirva de base para as pesquisas linguísticas futuras. Este levantamento tem como fonte bancos de dados de Universidades e revistas eletrônicas, a partir de publicações e escritos desde 1956. A primeira parte analisa a temática dos imigrantes eslavos (poloneses, ucranianos, russos) na perspectiva histórica de imigração. Na segunda parte, priorizam-se estudos descritivos dessas línguas de imigração no nível da fonologia e fonética, morfologia e sintaxe, semântica, análise do discurso, processos identitários, com enfoque sociolinguístico, plurilinguístico-dialetológico ou de sociologia da linguagem. Sua relevância está em identificar e organizar bancos de dados, delimitando a presença, vitalidade e manutenção ou perda dessas línguas no cenário da diversidade linguística do Brasil. 
id UFRGS-12_711be9adb4dd9b088407f95258808eb6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/92658
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASILImigração eslavacontato linguísticoslínguas eslavasmultilinguismo. O presente artigo analisa o estado da arte da pesquisa de línguas de imigração eslava em contato com o português no contexto da diversidade linguística brasileira. A opção por abranger o grupo eslavo, justifica-se por ampliar o foco de estudos e permitir, através da complementação e compartilhamento de resultados de pesquisa, chegar a uma visão clara e consistente do comportamento linguístico. Este artigo contempla as teses, dissertações e artigos, bem como demais produções de conhecimento sobre esses grupos de fala, fornecendo assim, um quadro de partida que sirva de base para as pesquisas linguísticas futuras. Este levantamento tem como fonte bancos de dados de Universidades e revistas eletrônicas, a partir de publicações e escritos desde 1956. A primeira parte analisa a temática dos imigrantes eslavos (poloneses, ucranianos, russos) na perspectiva histórica de imigração. Na segunda parte, priorizam-se estudos descritivos dessas línguas de imigração no nível da fonologia e fonética, morfologia e sintaxe, semântica, análise do discurso, processos identitários, com enfoque sociolinguístico, plurilinguístico-dialetológico ou de sociologia da linguagem. Sua relevância está em identificar e organizar bancos de dados, delimitando a presença, vitalidade e manutenção ou perda dessas línguas no cenário da diversidade linguística do Brasil. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9265810.22456/2236-6385.92658Cadernos do IL; n. 59 (2019); 271-2902236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92658/54509Copyright (c) 2019 Myrna Estella Mendes Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Maciel, Myrna Estella2020-06-11T20:37:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/92658Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2020-06-11T20:37:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
title A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
spellingShingle A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
Mendes Maciel, Myrna Estella
Imigração eslava
contato linguísticos
línguas eslavas
multilinguismo.
title_short A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
title_full A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
title_fullStr A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
title_full_unstemmed A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
title_sort A PESQUISA DAS LÍNGUAS ESLAVAS NO CENÁRIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO BRASIL
author Mendes Maciel, Myrna Estella
author_facet Mendes Maciel, Myrna Estella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Maciel, Myrna Estella
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração eslava
contato linguísticos
línguas eslavas
multilinguismo.
topic Imigração eslava
contato linguísticos
línguas eslavas
multilinguismo.
description  O presente artigo analisa o estado da arte da pesquisa de línguas de imigração eslava em contato com o português no contexto da diversidade linguística brasileira. A opção por abranger o grupo eslavo, justifica-se por ampliar o foco de estudos e permitir, através da complementação e compartilhamento de resultados de pesquisa, chegar a uma visão clara e consistente do comportamento linguístico. Este artigo contempla as teses, dissertações e artigos, bem como demais produções de conhecimento sobre esses grupos de fala, fornecendo assim, um quadro de partida que sirva de base para as pesquisas linguísticas futuras. Este levantamento tem como fonte bancos de dados de Universidades e revistas eletrônicas, a partir de publicações e escritos desde 1956. A primeira parte analisa a temática dos imigrantes eslavos (poloneses, ucranianos, russos) na perspectiva histórica de imigração. Na segunda parte, priorizam-se estudos descritivos dessas línguas de imigração no nível da fonologia e fonética, morfologia e sintaxe, semântica, análise do discurso, processos identitários, com enfoque sociolinguístico, plurilinguístico-dialetológico ou de sociologia da linguagem. Sua relevância está em identificar e organizar bancos de dados, delimitando a presença, vitalidade e manutenção ou perda dessas línguas no cenário da diversidade linguística do Brasil. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92658
10.22456/2236-6385.92658
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92658
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.92658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92658/54509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Myrna Estella Mendes Maciel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Myrna Estella Mendes Maciel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 59 (2019); 271-290
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224322691072