A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751
Resumo: A Christmas Carol, obra consagrada de Charles Dickens, narrativa originalmente publicada em 1843, na Inglaterra, durante a era Vitoriana, é ainda hoje amplamente difundida no mercado editorial.  Trata-se do mais famoso conto de Natal, todavia, há diversos aspectos periféricos ao conteúdo literário em si e que são normalmente alterados entre uma publicação e outra. Esses aspectos envolvem elementos peritextuais, incluindo a capa, que tem caráter mutável e que motiva a presente investigação. O objetivo deste artigo é fazer a leitura, uma descrição-analítica, à luz da História dos Livros, tanto da capa da obra original quanto de outras seis publicações realizadas no ano de 2015. Por meio dessa leitura, procura-se refletir sobre as funções das capas dos livros, que, atualmente, estão estreitamente relacionadas às estratégias do mercado editorial. Este estudo possibilita observar que o desenvolvimento das capas vai muito além da qualidade estética e designs gráficos, uma vez que fatores relacionados ao contexto histórico, econômico e social, por exemplo, estão intimamente ligados. Além disso, observa-se, em especial, a premissa de Barthes (1977) - a relação texto-imagem e texto-leitor - o que contribui fortemente para com a construção de sentido do texto.
id UFRGS-12_ba8079c01376c3588a2a87c25c5d4abd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67751
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROSA Christmas CarolPeritextoCapaHistória dos LivrosA Christmas Carol, obra consagrada de Charles Dickens, narrativa originalmente publicada em 1843, na Inglaterra, durante a era Vitoriana, é ainda hoje amplamente difundida no mercado editorial.  Trata-se do mais famoso conto de Natal, todavia, há diversos aspectos periféricos ao conteúdo literário em si e que são normalmente alterados entre uma publicação e outra. Esses aspectos envolvem elementos peritextuais, incluindo a capa, que tem caráter mutável e que motiva a presente investigação. O objetivo deste artigo é fazer a leitura, uma descrição-analítica, à luz da História dos Livros, tanto da capa da obra original quanto de outras seis publicações realizadas no ano de 2015. Por meio dessa leitura, procura-se refletir sobre as funções das capas dos livros, que, atualmente, estão estreitamente relacionadas às estratégias do mercado editorial. Este estudo possibilita observar que o desenvolvimento das capas vai muito além da qualidade estética e designs gráficos, uma vez que fatores relacionados ao contexto histórico, econômico e social, por exemplo, estão intimamente ligados. Além disso, observa-se, em especial, a premissa de Barthes (1977) - a relação texto-imagem e texto-leitor - o que contribui fortemente para com a construção de sentido do texto.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6775110.22456/2236-6385.67751Cadernos do IL; n. 54 (2017); 409-4242236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751/pdf_1Copyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessPierozan, Samanta Kélly Menoncin2018-11-24T16:00:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/67751Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T16:00:01Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
title A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
spellingShingle A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
A Christmas Carol
Peritexto
Capa
História dos Livros
title_short A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
title_full A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
title_fullStr A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
title_full_unstemmed A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
title_sort A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS
author Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
author_facet Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierozan, Samanta Kélly Menoncin
dc.subject.por.fl_str_mv A Christmas Carol
Peritexto
Capa
História dos Livros
topic A Christmas Carol
Peritexto
Capa
História dos Livros
description A Christmas Carol, obra consagrada de Charles Dickens, narrativa originalmente publicada em 1843, na Inglaterra, durante a era Vitoriana, é ainda hoje amplamente difundida no mercado editorial.  Trata-se do mais famoso conto de Natal, todavia, há diversos aspectos periféricos ao conteúdo literário em si e que são normalmente alterados entre uma publicação e outra. Esses aspectos envolvem elementos peritextuais, incluindo a capa, que tem caráter mutável e que motiva a presente investigação. O objetivo deste artigo é fazer a leitura, uma descrição-analítica, à luz da História dos Livros, tanto da capa da obra original quanto de outras seis publicações realizadas no ano de 2015. Por meio dessa leitura, procura-se refletir sobre as funções das capas dos livros, que, atualmente, estão estreitamente relacionadas às estratégias do mercado editorial. Este estudo possibilita observar que o desenvolvimento das capas vai muito além da qualidade estética e designs gráficos, uma vez que fatores relacionados ao contexto histórico, econômico e social, por exemplo, estão intimamente ligados. Além disso, observa-se, em especial, a premissa de Barthes (1977) - a relação texto-imagem e texto-leitor - o que contribui fortemente para com a construção de sentido do texto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751
10.22456/2236-6385.67751
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 54 (2017); 409-424
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223933669376