NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnelutti, Joceli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121
Resumo: No presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico.  Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina.
id UFRGS-12_f20b5c348069587c119422800de1c59a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/28121
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICAconstituiçãounidade didáticalivro didáticoensino de Língua PortuguesaNo presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico.  Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2812110.22456/2236-6385.28121Cadernos do IL; n. 44 (2012); 027-0422236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121/pdfCargnelutti, Joceliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-01T02:42:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/28121Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2012-07-01T02:42:16Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
title NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
spellingShingle NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
Cargnelutti, Joceli
constituição
unidade didática
livro didático
ensino de Língua Portuguesa
title_short NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
title_full NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
title_fullStr NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
title_full_unstemmed NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
title_sort NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
author Cargnelutti, Joceli
author_facet Cargnelutti, Joceli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnelutti, Joceli
dc.subject.por.fl_str_mv constituição
unidade didática
livro didático
ensino de Língua Portuguesa
topic constituição
unidade didática
livro didático
ensino de Língua Portuguesa
description No presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico.  Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121
10.22456/2236-6385.28121
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.28121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 44 (2012); 027-042
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223259435008