NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121 |
Resumo: | No presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico. Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina. |
id |
UFRGS-12_f20b5c348069587c119422800de1c59a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/28121 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICAconstituiçãounidade didáticalivro didáticoensino de Língua PortuguesaNo presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico. Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2812110.22456/2236-6385.28121Cadernos do IL; n. 44 (2012); 027-0422236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121/pdfCargnelutti, Joceliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-01T02:42:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/28121Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2012-07-01T02:42:16Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
title |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
spellingShingle |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA Cargnelutti, Joceli constituição unidade didática livro didático ensino de Língua Portuguesa |
title_short |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
title_full |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
title_fullStr |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
title_sort |
NOVO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS TEXTOS: PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA |
author |
Cargnelutti, Joceli |
author_facet |
Cargnelutti, Joceli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cargnelutti, Joceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
constituição unidade didática livro didático ensino de Língua Portuguesa |
topic |
constituição unidade didática livro didático ensino de Língua Portuguesa |
description |
No presente trabalho, na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar em que medida ela pode se constituir em um elemento organizador do livro didático de Língua Portuguesa na década de 1980, no Brasil. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico. Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121 10.22456/2236-6385.28121 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.28121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28121/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 44 (2012); 027-042 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223259435008 |