Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sabrina Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pascuci, Lucilaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431
Resumo: Um dos principais desafios da gestão de políticas públicas está em transformar intenções em ações. Trata-se de um sistema complexo caracterizado por agentes autônomos, multiplicidade de atores, interesses conflitantes, poder compartilhado, entre outros aspectos que geram uma lacuna entre formulação e implementação. Neste contexto, a dinamicidade das interações e a maneira com que elas são administradas têm implicações essenciais nos resultados. Este estudo explora conceitos de políticas públicas, interações e sistemas adaptativos complexos para analisar como as interações determinadas por sistemas justapostos e sistemas frouxamente articulados influenciaram o desenvolvimento de uma Política Pública de Segurança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos, e foram analisados por meio de técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados revelaram que, embora a formulação da política pública represente um sistema justaposto e a sua implementação, um sistema frouxamente articulado, a excessiva sistematização e dificuldades estruturais próprias da gestão pública limitam o alcance dos resultados. O alcance de resultados mais efetivos perpassa a formação de redes de interações que equilibrem padrões formais com a flexibilidade necessária para permitir contribuições advindas da capacidade de aprendizado dos implementadores.
id UFRGS-13_1c330e072482f805a58275bd0418bef5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110431
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurançaAdministração PúblicaPolítica PúblicaSegurança Pública.Um dos principais desafios da gestão de políticas públicas está em transformar intenções em ações. Trata-se de um sistema complexo caracterizado por agentes autônomos, multiplicidade de atores, interesses conflitantes, poder compartilhado, entre outros aspectos que geram uma lacuna entre formulação e implementação. Neste contexto, a dinamicidade das interações e a maneira com que elas são administradas têm implicações essenciais nos resultados. Este estudo explora conceitos de políticas públicas, interações e sistemas adaptativos complexos para analisar como as interações determinadas por sistemas justapostos e sistemas frouxamente articulados influenciaram o desenvolvimento de uma Política Pública de Segurança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos, e foram analisados por meio de técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados revelaram que, embora a formulação da política pública represente um sistema justaposto e a sua implementação, um sistema frouxamente articulado, a excessiva sistematização e dificuldades estruturais próprias da gestão pública limitam o alcance dos resultados. O alcance de resultados mais efetivos perpassa a formação de redes de interações que equilibrem padrões formais com a flexibilidade necessária para permitir contribuições advindas da capacidade de aprendizado dos implementadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-805Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-805Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-8051413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431/65566Copyright (c) 2021 Sabrina Oliveira de Figueiredo, Lucilaine Maria Pascuciinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Sabrina Oliveira dePascuci, Lucilaine Maria2022-01-21T18:40:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/110431Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2022-01-21T18:40:51REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
title Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
spellingShingle Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
Figueiredo, Sabrina Oliveira de
Administração Pública
Política Pública
Segurança Pública.
title_short Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
title_full Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
title_fullStr Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
title_full_unstemmed Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
title_sort Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança
author Figueiredo, Sabrina Oliveira de
author_facet Figueiredo, Sabrina Oliveira de
Pascuci, Lucilaine Maria
author_role author
author2 Pascuci, Lucilaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sabrina Oliveira de
Pascuci, Lucilaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública
Política Pública
Segurança Pública.
topic Administração Pública
Política Pública
Segurança Pública.
description Um dos principais desafios da gestão de políticas públicas está em transformar intenções em ações. Trata-se de um sistema complexo caracterizado por agentes autônomos, multiplicidade de atores, interesses conflitantes, poder compartilhado, entre outros aspectos que geram uma lacuna entre formulação e implementação. Neste contexto, a dinamicidade das interações e a maneira com que elas são administradas têm implicações essenciais nos resultados. Este estudo explora conceitos de políticas públicas, interações e sistemas adaptativos complexos para analisar como as interações determinadas por sistemas justapostos e sistemas frouxamente articulados influenciaram o desenvolvimento de uma Política Pública de Segurança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos, e foram analisados por meio de técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados revelaram que, embora a formulação da política pública represente um sistema justaposto e a sua implementação, um sistema frouxamente articulado, a excessiva sistematização e dificuldades estruturais próprias da gestão pública limitam o alcance dos resultados. O alcance de resultados mais efetivos perpassa a formação de redes de interações que equilibrem padrões formais com a flexibilidade necessária para permitir contribuições advindas da capacidade de aprendizado dos implementadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431/65566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sabrina Oliveira de Figueiredo, Lucilaine Maria Pascuci
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sabrina Oliveira de Figueiredo, Lucilaine Maria Pascuci
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-805
Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-805
Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 3 (2021): SETEMBRO / DEZEMBRO; 776-805
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206141431808