Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796 |
Resumo: | O produtivismo acadêmico é uma prática que vem impactando de forma nociva a pesquisa científica ao longo dos últimos anos, sendo visto como uma anomalia, em que o pesquisador é praticamente obrigado – de forma normativa e institucional – a ter um determinado número de produção científica para se manter dentro dos programas de pós-graduação. O objetivo deste artigo é identificar como o grau de imersão em processos sociais de influência pode aumentar o produtivismo acadêmico em pesquisadores da área de Administração. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, pois, durante sua realização, foram extraídos dados da Plataforma Lattes e também dados oriundos de entrevistas com pesquisadores que fazem parte dos programas de pós-graduação que possuem nota de 5 a 7 na avaliação CAPES. Observou-se que os programas que possuem alta produção de artigos influenciam os seus pesquisadores a terem uma produção compatível com a do programa. Os resultados da pesquisa confirmam a ideia proposta pela teoria da influência social, pois os pesquisadores estão interessados em publicar somente como primeiros autores, sendo essa autoria dada através da consolidação da rede com os mesmos coautores e, muitas das vezes, de forma indevida. Por fim, recomenda-se que para futuras pesquisas seja analisado como a influência social é exercida sobre os orientandos. |
id |
UFRGS-13_1f4ce61f802e4e9d0c979c8daefc21e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103796 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de AdministraçãoProdutivismo AcadêmicoTrabalho DocenteEducação Superior.O produtivismo acadêmico é uma prática que vem impactando de forma nociva a pesquisa científica ao longo dos últimos anos, sendo visto como uma anomalia, em que o pesquisador é praticamente obrigado – de forma normativa e institucional – a ter um determinado número de produção científica para se manter dentro dos programas de pós-graduação. O objetivo deste artigo é identificar como o grau de imersão em processos sociais de influência pode aumentar o produtivismo acadêmico em pesquisadores da área de Administração. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, pois, durante sua realização, foram extraídos dados da Plataforma Lattes e também dados oriundos de entrevistas com pesquisadores que fazem parte dos programas de pós-graduação que possuem nota de 5 a 7 na avaliação CAPES. Observou-se que os programas que possuem alta produção de artigos influenciam os seus pesquisadores a terem uma produção compatível com a do programa. Os resultados da pesquisa confirmam a ideia proposta pela teoria da influência social, pois os pesquisadores estão interessados em publicar somente como primeiros autores, sendo essa autoria dada através da consolidação da rede com os mesmos coautores e, muitas das vezes, de forma indevida. Por fim, recomenda-se que para futuras pesquisas seja analisado como a influência social é exercida sobre os orientandos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-374Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-374Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-3741413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796/63718Copyright (c) 2021 Ely Severiano Junior, Diego de Oliveira da Cunha, Deborah Moraes Zouaininfo:eu-repo/semantics/openAccessSeveriano Junior, Elyde Oliveira da Cunha, DiegoMoraes Zouain, DeborahPereira Gonçalves, Clayton2021-07-22T20:56:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/103796Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2021-07-22T20:56:24REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
title |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
spellingShingle |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração Severiano Junior, Ely Produtivismo Acadêmico Trabalho Docente Educação Superior. |
title_short |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
title_full |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
title_fullStr |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
title_full_unstemmed |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
title_sort |
Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração |
author |
Severiano Junior, Ely |
author_facet |
Severiano Junior, Ely de Oliveira da Cunha, Diego Moraes Zouain, Deborah Pereira Gonçalves, Clayton |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira da Cunha, Diego Moraes Zouain, Deborah Pereira Gonçalves, Clayton |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severiano Junior, Ely de Oliveira da Cunha, Diego Moraes Zouain, Deborah Pereira Gonçalves, Clayton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtivismo Acadêmico Trabalho Docente Educação Superior. |
topic |
Produtivismo Acadêmico Trabalho Docente Educação Superior. |
description |
O produtivismo acadêmico é uma prática que vem impactando de forma nociva a pesquisa científica ao longo dos últimos anos, sendo visto como uma anomalia, em que o pesquisador é praticamente obrigado – de forma normativa e institucional – a ter um determinado número de produção científica para se manter dentro dos programas de pós-graduação. O objetivo deste artigo é identificar como o grau de imersão em processos sociais de influência pode aumentar o produtivismo acadêmico em pesquisadores da área de Administração. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, pois, durante sua realização, foram extraídos dados da Plataforma Lattes e também dados oriundos de entrevistas com pesquisadores que fazem parte dos programas de pós-graduação que possuem nota de 5 a 7 na avaliação CAPES. Observou-se que os programas que possuem alta produção de artigos influenciam os seus pesquisadores a terem uma produção compatível com a do programa. Os resultados da pesquisa confirmam a ideia proposta pela teoria da influência social, pois os pesquisadores estão interessados em publicar somente como primeiros autores, sendo essa autoria dada através da consolidação da rede com os mesmos coautores e, muitas das vezes, de forma indevida. Por fim, recomenda-se que para futuras pesquisas seja analisado como a influência social é exercida sobre os orientandos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796/63718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ely Severiano Junior, Diego de Oliveira da Cunha, Deborah Moraes Zouain info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ely Severiano Junior, Diego de Oliveira da Cunha, Deborah Moraes Zouain |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-374 Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-374 Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 343-374 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766206102634496 |