Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Anádia Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Abdalla, Márcio Moutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas desenvolvimentistas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque na redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de entrevistas, e a investigação realizada mediante procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough. Como principais contribuições, o trabalho demonstra a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado”, além de evidenciar três ordens de discurso utilizadas estrategicamente para legitimar os interesses governamentais de cada fase. Os resultados da pesquisa apontam que o “desenvolvimento” não foi alcançado pelas parcelas menos favorecidas da sociedade, gerando maior assimetria social, desemprego, redução dos movimentos sociais e problemas ambientais, corroborando a necessidade de discussão a respeito da atual demanda pela minimização da interferência do Estado na economia.
id UFRGS-13_237b0a7861306623f79f69e16f944ede
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/95590
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)estratégianão-mercadoneoliberalismodesenvolvimentopolítica.Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas desenvolvimentistas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque na redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de entrevistas, e a investigação realizada mediante procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough. Como principais contribuições, o trabalho demonstra a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado”, além de evidenciar três ordens de discurso utilizadas estrategicamente para legitimar os interesses governamentais de cada fase. Os resultados da pesquisa apontam que o “desenvolvimento” não foi alcançado pelas parcelas menos favorecidas da sociedade, gerando maior assimetria social, desemprego, redução dos movimentos sociais e problemas ambientais, corroborando a necessidade de discussão a respeito da atual demanda pela minimização da interferência do Estado na economia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590Electronic Review of Administration; Vol. 26 No. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-80Revista Electrónica de Administración; Vol. 26 Núm. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-80Revista Eletrônica de Administração; v. 26 n. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-801413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590/56514Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anádia OliveiraAbdalla, Márcio Moutinho2020-09-15T21:42:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/95590Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2020-09-15T21:42:26REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
title Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
spellingShingle Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
da Silva, Anádia Oliveira
estratégia
não-mercado
neoliberalismo
desenvolvimento
política.
title_short Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
title_full Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
title_fullStr Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
title_full_unstemmed Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
title_sort Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
author da Silva, Anádia Oliveira
author_facet da Silva, Anádia Oliveira
Abdalla, Márcio Moutinho
author_role author
author2 Abdalla, Márcio Moutinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Anádia Oliveira
Abdalla, Márcio Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
não-mercado
neoliberalismo
desenvolvimento
política.
topic estratégia
não-mercado
neoliberalismo
desenvolvimento
política.
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas desenvolvimentistas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque na redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de entrevistas, e a investigação realizada mediante procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough. Como principais contribuições, o trabalho demonstra a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado”, além de evidenciar três ordens de discurso utilizadas estrategicamente para legitimar os interesses governamentais de cada fase. Os resultados da pesquisa apontam que o “desenvolvimento” não foi alcançado pelas parcelas menos favorecidas da sociedade, gerando maior assimetria social, desemprego, redução dos movimentos sociais e problemas ambientais, corroborando a necessidade de discussão a respeito da atual demanda pela minimização da interferência do Estado na economia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95590/56514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 26 No. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-80
Revista Electrónica de Administración; Vol. 26 Núm. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-80
Revista Eletrônica de Administração; v. 26 n. 1 (2020): JANEIRO / ABRIL; 49-80
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206022942720