O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ésther, Ângelo Brigato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096
Resumo: Norbert Elias se inscreve numa perspectiva crítica à teoria sociológica predominante de seu tempo, notadamente o estrutural-funcionalismo. Ele recusa a compreensão de termos como “estrutura” e “função” num quadro de referência estático, que tende a assumir certo determinismo e pouca possibilidade de percepção da dinâmica social. Este artigo busca sintetizar, de forma integrada e articulada, suas principais concepções e formulações, de modo a trazer possíveis contribuições para o campo de estudos organizacionais. Neste aspecto, ressalta-se a combinação de diversas perspectivas sociológicas, conferindo-lhes uma abordagem única e peculiar, dentro da chamada sociologia dos processos ou da sociologia figuracional; em que recusa a dicotomia indivíduo/sociedade e a reificação de conceitos, articulando psicogênese e sociogênese como elementos indissociáveis para compreensão da vida social em longo prazo. Embora o autor não seja um teórico ou analista das organizações, sua teorização e seu método de análise possibilitam avanços para se compreender questões relevantes, como a dinâmica organizacional, identidade e relações de poder, bem como se pensar a organização como um figuração.
id UFRGS-13_33a7c770a1086cdbb6958f55a58789b0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/119096
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionaisNorbert Elias se inscreve numa perspectiva crítica à teoria sociológica predominante de seu tempo, notadamente o estrutural-funcionalismo. Ele recusa a compreensão de termos como “estrutura” e “função” num quadro de referência estático, que tende a assumir certo determinismo e pouca possibilidade de percepção da dinâmica social. Este artigo busca sintetizar, de forma integrada e articulada, suas principais concepções e formulações, de modo a trazer possíveis contribuições para o campo de estudos organizacionais. Neste aspecto, ressalta-se a combinação de diversas perspectivas sociológicas, conferindo-lhes uma abordagem única e peculiar, dentro da chamada sociologia dos processos ou da sociologia figuracional; em que recusa a dicotomia indivíduo/sociedade e a reificação de conceitos, articulando psicogênese e sociogênese como elementos indissociáveis para compreensão da vida social em longo prazo. Embora o autor não seja um teórico ou analista das organizações, sua teorização e seu método de análise possibilitam avanços para se compreender questões relevantes, como a dinâmica organizacional, identidade e relações de poder, bem como se pensar a organização como um figuração.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-350Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-350Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-3501413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096/85964Copyright (c) 2022 Ângelo Brigato Éstherhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessÉsther, Ângelo Brigato2022-08-31T16:37:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/119096Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2022-08-31T16:37:37REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
title O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
spellingShingle O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
Ésther, Ângelo Brigato
title_short O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
title_full O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
title_fullStr O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
title_full_unstemmed O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
title_sort O pensamento de Norbert Elias: contribuições para os estudos organizacionais
author Ésther, Ângelo Brigato
author_facet Ésther, Ângelo Brigato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ésther, Ângelo Brigato
description Norbert Elias se inscreve numa perspectiva crítica à teoria sociológica predominante de seu tempo, notadamente o estrutural-funcionalismo. Ele recusa a compreensão de termos como “estrutura” e “função” num quadro de referência estático, que tende a assumir certo determinismo e pouca possibilidade de percepção da dinâmica social. Este artigo busca sintetizar, de forma integrada e articulada, suas principais concepções e formulações, de modo a trazer possíveis contribuições para o campo de estudos organizacionais. Neste aspecto, ressalta-se a combinação de diversas perspectivas sociológicas, conferindo-lhes uma abordagem única e peculiar, dentro da chamada sociologia dos processos ou da sociologia figuracional; em que recusa a dicotomia indivíduo/sociedade e a reificação de conceitos, articulando psicogênese e sociogênese como elementos indissociáveis para compreensão da vida social em longo prazo. Embora o autor não seja um teórico ou analista das organizações, sua teorização e seu método de análise possibilitam avanços para se compreender questões relevantes, como a dinâmica organizacional, identidade e relações de poder, bem como se pensar a organização como um figuração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119096/85964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ângelo Brigato Ésther
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ângelo Brigato Ésther
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-350
Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-350
Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 321-350
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206173937664