ÉTICA Y RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA SON REALMENTE IMPORTANTES? UN ESTUDIO CON FUTUROS Y ACTUALES GESTORES DE EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes Ferreira Serpa, Daniela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40284
Resumo: The role of ethics and social responsibility in business has been generating a significant debate in academic and managerial fields. Several studies have been done in the last two decades about the impact of ethics and social responsibility on the firms´ different stakeholders. There isn’t, however, a consensus about the level of importance attached to this issue. The objective of this study was to investigate the difference in the extent to which future and actual managers believe that ethics and social responsibility are important for organizational effectiveness, through a descriptive and quantitative research. The research had a total sample of 132 subjects, and 78 were undergraduate business students and 54 were actual managers. The results pointed that the actual managers perceived ethics and social responsibility as more important than the future managers did. At the end, the major limitations, conclusions, and future research suggestions were pointed out.
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The objective of this study was to investigate the difference in the extent to which future and actual managers believe that ethics and social responsibility are important for organizational effectiveness, through a descriptive and quantitative research. The research had a total sample of 132 subjects, and 78 were undergraduate business students and 54 were actual managers. The results pointed that the actual managers perceived ethics and social responsibility as more important than the future managers did. At the end, the major limitations, conclusions, and future research suggestions were pointed out.El papel de la ética y de la responsabilidad social en los negocios han sido tema de significativos debates en los medios académicos y empresariales. En el medio académico, innumeros estudios han sido hechos en las dos últimas décadas sobre la influencia de una postura ética socialmente responsable de las empresas en el comportamiento de los diferentes stakeholders. No hay, sin embargo, consenso a respeto de la importancia dada por los gestores de empresas a ese tema. En este contexto, este estudio tiene como objetivo investigar la distinción entre la valorización que futuros y actuales gestores de empresa confieren al papel de la ética y de la responsabilidad social en la eficacia de las empresas, considerados futuros gestores y 54 ejecutivos en encargo de gerencia o directoria, considerados actuales gestores. Para la medición de la valorización de la ética y de la responsabilidad social, fue utilizada la escala PRESOR, testada y validada en estudios anteriores (Singhapakdi et al., 2001). Para teste de la hipótesis de investigación fue utilizado el análisis de variancia multivariada  (Singhapakdi et al., 2001). (MANOVA). Los resultados apuntaron para una mayor valorización del papel de la ética y de la responsabilidad social por parte de los actuales gestores. Al final, las principales limitaciones, conclusiones y sugerencias para las investigaciones futuras fueron indicadas.O papel da ética e da responsabilidade social nos negócios tem sido tema de significativos debates nos meios acadêmico e empresarial. No meio acadêmico, inúmeros estudos têm sido feitos nas últimas duas décadas sobre a influência de uma postura ética e socialmente responsável das empresas no comportamento dos diferentes stakeholders. Não há, entretanto, consenso a respeito da importância dada pelos gestores de empresas a esse tema. Neste contexto, este estudo tem como objetivo investigar a diferença entre a valorização que futuros e atuais gestores de empresas conferem ao papel da ética e da responsabilidade social na eficácia das empresas, através de uma pesquisa descritiva com enfoque quantitativo. Foi utilizada uma amostra total de 132 pessoas, sendo 78 estudantes de graduação de administração de empresas, considerados futuros gestores, e 54 executivos em cargo de gerência ou diretoria, considerados atuais gestores. Para medição da valorização da ética e da responsabilidade social foi utilizada a escala PRESOR, testada e validada em estudos anteriores (Singhapakdi et al., 2001). Para teste da hipótese de pesquisa foi utilizada a análise de variância multivariada (MANOVA). Os resultados apontaram para uma maior valorização do papel da ética e da responsabilidade social por parte dos atuais gestores. Ao final, as principais limitações, conclusões e sugestões para pesquisas futuras foram indicadas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionscientific articlearticulo científicoAvaliado pelos paresartigo científicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40284Electronic Review of Administration; Vol. 12 No. 6 (2006): Edição 54 - nov/dez 2006Revista Electrónica de Administración; Vol. 12 Núm. 6 (2006): Edição 54 - nov/dez 2006Revista Eletrônica de Administração; v. 12 n. 6 (2006): Edição 54 - nov/dez 20061413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. 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