ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076
Resumo: A Economia Criativa recebe atenção crescente, pois contribui para um desenvolvimento centrado nas pessoas e é insumo para a criação de empregos e inovação, favorecendo: a inclusão social, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Para ampliar a sua discussão no Brasil, este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades, os desafios e os limites para um território localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, constituir-se como polo criativo. Entre os aspectos favoráveis destacam-se: a localização, o patrimônio histórico e o ambiente, que reúne arte e cultura, bares, restaurantes e casas de espetáculos, tornando-o atrativo para o turismo; a aceitação da diversidade; a concentração de empreendimentos criativos e o interesse de moradores e empreendedores no seu desenvolvimento como espaço criativo. Entre as limitações estão: as disputas entre moradores, os proprietários de bares e os promotores de eventos; a falta de comunicação; a ausência de laços fortes e de articulação entre atores ligados à economia criativa em prol de objetivos comuns; o risco de supervalorização de imóveis na região e de afastamento de artistas e estudantes para outros bairros, descaracterizando o seu tecido constituinte. Entre os desafios para o seu desenvolvimento estão: o aumento da segurança e o resgate das suas origens históricas e do seu patrimônio material e imaterial. 
id UFRGS-13_5cf2e0c7108e3a4ce74f7ebedcff0ee8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/62076
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIALeconomia criativaterritóriopolo criativoA Economia Criativa recebe atenção crescente, pois contribui para um desenvolvimento centrado nas pessoas e é insumo para a criação de empregos e inovação, favorecendo: a inclusão social, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Para ampliar a sua discussão no Brasil, este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades, os desafios e os limites para um território localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, constituir-se como polo criativo. Entre os aspectos favoráveis destacam-se: a localização, o patrimônio histórico e o ambiente, que reúne arte e cultura, bares, restaurantes e casas de espetáculos, tornando-o atrativo para o turismo; a aceitação da diversidade; a concentração de empreendimentos criativos e o interesse de moradores e empreendedores no seu desenvolvimento como espaço criativo. Entre as limitações estão: as disputas entre moradores, os proprietários de bares e os promotores de eventos; a falta de comunicação; a ausência de laços fortes e de articulação entre atores ligados à economia criativa em prol de objetivos comuns; o risco de supervalorização de imóveis na região e de afastamento de artistas e estudantes para outros bairros, descaracterizando o seu tecido constituinte. Entre os desafios para o seu desenvolvimento estão: o aumento da segurança e o resgate das suas origens históricas e do seu patrimônio material e imaterial. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa, de caráter exploratórioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 1: JAN/ABR 2018; 208-237Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 1: JAN/ABR 2018; 208-237Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 1: JAN/ABR 2018; 208-2371413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076/47952Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCloss, LisianeRocha-de-Oliveira, Sidinei2018-04-17T13:04:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/62076Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2018-04-17T13:04:55REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
title ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
spellingShingle ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
Closs, Lisiane
economia criativa
território
polo criativo
title_short ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
title_full ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
title_fullStr ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
title_full_unstemmed ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
title_sort ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL
author Closs, Lisiane
author_facet Closs, Lisiane
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author_role author
author2 Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Lisiane
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
dc.subject.por.fl_str_mv economia criativa
território
polo criativo
topic economia criativa
território
polo criativo
description A Economia Criativa recebe atenção crescente, pois contribui para um desenvolvimento centrado nas pessoas e é insumo para a criação de empregos e inovação, favorecendo: a inclusão social, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Para ampliar a sua discussão no Brasil, este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades, os desafios e os limites para um território localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, constituir-se como polo criativo. Entre os aspectos favoráveis destacam-se: a localização, o patrimônio histórico e o ambiente, que reúne arte e cultura, bares, restaurantes e casas de espetáculos, tornando-o atrativo para o turismo; a aceitação da diversidade; a concentração de empreendimentos criativos e o interesse de moradores e empreendedores no seu desenvolvimento como espaço criativo. Entre as limitações estão: as disputas entre moradores, os proprietários de bares e os promotores de eventos; a falta de comunicação; a ausência de laços fortes e de articulação entre atores ligados à economia criativa em prol de objetivos comuns; o risco de supervalorização de imóveis na região e de afastamento de artistas e estudantes para outros bairros, descaracterizando o seu tecido constituinte. Entre os desafios para o seu desenvolvimento estão: o aumento da segurança e o resgate das suas origens históricas e do seu patrimônio material e imaterial. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62076/47952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 1: JAN/ABR 2018; 208-237
Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 1: JAN/ABR 2018; 208-237
Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 1: JAN/ABR 2018; 208-237
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766205496557568