CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palassi, Márcia Prezzotti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Geruza Ferreira, Paula, Ana Paula Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875
Resumo: Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de  questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontra-se sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.
id UFRGS-13_6b586e46221a49ec10b7a116f757e232
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/59875
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASILConsciência PolíticaParticipação CidadãLugares Públicos ParticipativosEstudos Organizacionais.Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de  questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontra-se sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875Electronic Review of Administration; Vol. 22 No. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-461Revista Electrónica de Administración; Vol. 22 Núm. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-461Revista Eletrônica de Administração; v. 22 n. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-4611413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875/41573Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalassi, Márcia PrezzottiMartins, Geruza FerreiraPaula, Ana Paula Paes de2017-06-01T14:10:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/59875Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2017-06-01T14:10:52REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
spellingShingle CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
Palassi, Márcia Prezzotti
Consciência Política
Participação Cidadã
Lugares Públicos Participativos
Estudos Organizacionais.
title_short CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_full CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_fullStr CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_full_unstemmed CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_sort CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
author Palassi, Márcia Prezzotti
author_facet Palassi, Márcia Prezzotti
Martins, Geruza Ferreira
Paula, Ana Paula Paes de
author_role author
author2 Martins, Geruza Ferreira
Paula, Ana Paula Paes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palassi, Márcia Prezzotti
Martins, Geruza Ferreira
Paula, Ana Paula Paes de
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência Política
Participação Cidadã
Lugares Públicos Participativos
Estudos Organizacionais.
topic Consciência Política
Participação Cidadã
Lugares Públicos Participativos
Estudos Organizacionais.
description Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de  questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontra-se sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875/41573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 22 No. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-461
Revista Electrónica de Administración; Vol. 22 Núm. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-461
Revista Eletrônica de Administração; v. 22 n. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 435-461
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204920889344