Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Maria de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Marco Aurélio Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639
Resumo: A literatura sobre gestão de crises evidencia a importância da aprendizagem organizacional para a formação de capacidades técnico-administrativas e aspectos territoriais diante de novos desafios. No Brasil, o contexto caótico do enfrentamento da pandemia e a descoordenação das ações ensejam reflexão sobre os elementos que poderiam minimizar o número de óbitos. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender em que medida as capacidades influenciaram no resultado do enfrentamento da Covid-19. Foram utilizadas na análise dos dados a Modelagem de Equações Estruturais e testes de médias. No que se refere às capacidades, os resultados revelaram que os óbitos por Covid-19 estavam associados positivamente ao número de UTIS e recursos financeiros; e negativamente relacionados ao número de estabelecimentos da atenção básica e qualidade dos serviços de saúde prestados. Evidenciou-se, também, a heterogeneidade das capacidades estatais, o que revela a fragilidade do planejamento regional da saúde. Esses resultados são importantes para o planejamento das ações e formação de capacidades para o enfrentamento de novas crises de saúde. Como contribuição à literatura, o estudo joga luz sobre a importância da capacidade estatal, da estrutura operacional e da capilaridade da saúde primária enquanto fatores condicionantes do sucesso na gestão de crises em saúde.
id UFRGS-13_79bbe6684eb54e420852e3aa66a16ce4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/126639
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no BrasilA literatura sobre gestão de crises evidencia a importância da aprendizagem organizacional para a formação de capacidades técnico-administrativas e aspectos territoriais diante de novos desafios. No Brasil, o contexto caótico do enfrentamento da pandemia e a descoordenação das ações ensejam reflexão sobre os elementos que poderiam minimizar o número de óbitos. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender em que medida as capacidades influenciaram no resultado do enfrentamento da Covid-19. Foram utilizadas na análise dos dados a Modelagem de Equações Estruturais e testes de médias. No que se refere às capacidades, os resultados revelaram que os óbitos por Covid-19 estavam associados positivamente ao número de UTIS e recursos financeiros; e negativamente relacionados ao número de estabelecimentos da atenção básica e qualidade dos serviços de saúde prestados. Evidenciou-se, também, a heterogeneidade das capacidades estatais, o que revela a fragilidade do planejamento regional da saúde. Esses resultados são importantes para o planejamento das ações e formação de capacidades para o enfrentamento de novas crises de saúde. Como contribuição à literatura, o estudo joga luz sobre a importância da capacidade estatal, da estrutura operacional e da capilaridade da saúde primária enquanto fatores condicionantes do sucesso na gestão de crises em saúde.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639Electronic Review of Administration; Vol. 29 No. 2 (2023): MAIO / AGOSTORevista Electrónica de Administración; Vol. 29 Núm. 2 (2023): MAIO / AGOSTORevista Eletrônica de Administração; v. 29 n. 2 (2023): MAIO / AGOSTO1413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639/89623Copyright (c) 2023 Juliana Maria de Araújo, Marco Aurélio Marques Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Juliana Maria deFerreira, Marco Aurélio Marques 2023-09-01T13:12:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/126639Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2023-09-01T13:12:49REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
title Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
spellingShingle Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
Araújo, Juliana Maria de
title_short Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
title_full Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
title_fullStr Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
title_full_unstemmed Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
title_sort Análise das capacidades estatais no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil
author Araújo, Juliana Maria de
author_facet Araújo, Juliana Maria de
Ferreira, Marco Aurélio Marques
author_role author
author2 Ferreira, Marco Aurélio Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Maria de
Ferreira, Marco Aurélio Marques
description A literatura sobre gestão de crises evidencia a importância da aprendizagem organizacional para a formação de capacidades técnico-administrativas e aspectos territoriais diante de novos desafios. No Brasil, o contexto caótico do enfrentamento da pandemia e a descoordenação das ações ensejam reflexão sobre os elementos que poderiam minimizar o número de óbitos. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender em que medida as capacidades influenciaram no resultado do enfrentamento da Covid-19. Foram utilizadas na análise dos dados a Modelagem de Equações Estruturais e testes de médias. No que se refere às capacidades, os resultados revelaram que os óbitos por Covid-19 estavam associados positivamente ao número de UTIS e recursos financeiros; e negativamente relacionados ao número de estabelecimentos da atenção básica e qualidade dos serviços de saúde prestados. Evidenciou-se, também, a heterogeneidade das capacidades estatais, o que revela a fragilidade do planejamento regional da saúde. Esses resultados são importantes para o planejamento das ações e formação de capacidades para o enfrentamento de novas crises de saúde. Como contribuição à literatura, o estudo joga luz sobre a importância da capacidade estatal, da estrutura operacional e da capilaridade da saúde primária enquanto fatores condicionantes do sucesso na gestão de crises em saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/126639/89623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Juliana Maria de Araújo, Marco Aurélio Marques Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Juliana Maria de Araújo, Marco Aurélio Marques Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 29 No. 2 (2023): MAIO / AGOSTO
Revista Electrónica de Administración; Vol. 29 Núm. 2 (2023): MAIO / AGOSTO
Revista Eletrônica de Administração; v. 29 n. 2 (2023): MAIO / AGOSTO
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206322835456