DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serra, Fernando Antonio Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629
Resumo: As pequenas empresas por seu relevante papel socioeconômico têm despertado crescente interesse da academia. Altas taxas de mortalidade associados às pequenas empresas têm sido objeto de pesquisas que investigam causas e fatores desencadeadores do declínio organizacional, fenômeno que antecede à morte da empresa. Neste artigo foi realizado um estudo bibliométrico em nove periódicos líderes na pesquisa em pequenas empresas, para obter uma visão geral e estrutural do conhecimento acumulado. Foi obtida uma amostra de 449 artigos relacionados ao declínio publicados entre 1989 e 2014. O método empregado permitiu a análise dos autores mais prolíficos, citações e obras com maior impacto, cocitações para entender a estrutura intelectual do campo e temas pesquisados para entender o foco da pesquisa. Foram empregadas técnicas de análise multivariada de dados como a análise fatorial exploratória e o escalonamento multidimensional (MDS). Foram identificados quatro principais temas pesquisados entrelaçando causas internas e externas como causadoras do declínio: empreendedorismo; administração estratégica e desempenho; inovação e evolução; liabilities (ameaças) e ambiente. Este estudo indica que o declínio é desencadeado pela interação de causas internas e externas às empresas, fazendo um contraponto às pesquisas existentes que abordam ora umas ora outras e não estabelecem uma relação entre elas. Contribui para a academia com as bases sobre as quais novas pesquisas podem ser desenvolvidas e para a prática gerencial uma vez que identifica as causas do declínio e possibilita a tomada de decisões para neutralizá-las.
id UFRGS-13_8364a97dd395bf07e014b99e9b6a0fe6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/66629
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTESestratégiaempreendedorismoAs pequenas empresas por seu relevante papel socioeconômico têm despertado crescente interesse da academia. Altas taxas de mortalidade associados às pequenas empresas têm sido objeto de pesquisas que investigam causas e fatores desencadeadores do declínio organizacional, fenômeno que antecede à morte da empresa. Neste artigo foi realizado um estudo bibliométrico em nove periódicos líderes na pesquisa em pequenas empresas, para obter uma visão geral e estrutural do conhecimento acumulado. Foi obtida uma amostra de 449 artigos relacionados ao declínio publicados entre 1989 e 2014. O método empregado permitiu a análise dos autores mais prolíficos, citações e obras com maior impacto, cocitações para entender a estrutura intelectual do campo e temas pesquisados para entender o foco da pesquisa. Foram empregadas técnicas de análise multivariada de dados como a análise fatorial exploratória e o escalonamento multidimensional (MDS). Foram identificados quatro principais temas pesquisados entrelaçando causas internas e externas como causadoras do declínio: empreendedorismo; administração estratégica e desempenho; inovação e evolução; liabilities (ameaças) e ambiente. Este estudo indica que o declínio é desencadeado pela interação de causas internas e externas às empresas, fazendo um contraponto às pesquisas existentes que abordam ora umas ora outras e não estabelecem uma relação entre elas. Contribui para a academia com as bases sobre as quais novas pesquisas podem ser desenvolvidas e para a prática gerencial uma vez que identifica as causas do declínio e possibilita a tomada de decisões para neutralizá-las.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-238Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-238Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-2381413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629/44693Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerrazzi, Luiz Antonio de CamargoSerra, Fernando Antonio Ribeiro2017-11-20T19:42:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/66629Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2017-11-20T19:42:49REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
title DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
spellingShingle DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo
estratégia
empreendedorismo
title_short DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
title_full DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
title_fullStr DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
title_full_unstemmed DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
title_sort DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES
author Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo
author_facet Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo
Serra, Fernando Antonio Ribeiro
author_role author
author2 Serra, Fernando Antonio Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo
Serra, Fernando Antonio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
empreendedorismo
topic estratégia
empreendedorismo
description As pequenas empresas por seu relevante papel socioeconômico têm despertado crescente interesse da academia. Altas taxas de mortalidade associados às pequenas empresas têm sido objeto de pesquisas que investigam causas e fatores desencadeadores do declínio organizacional, fenômeno que antecede à morte da empresa. Neste artigo foi realizado um estudo bibliométrico em nove periódicos líderes na pesquisa em pequenas empresas, para obter uma visão geral e estrutural do conhecimento acumulado. Foi obtida uma amostra de 449 artigos relacionados ao declínio publicados entre 1989 e 2014. O método empregado permitiu a análise dos autores mais prolíficos, citações e obras com maior impacto, cocitações para entender a estrutura intelectual do campo e temas pesquisados para entender o foco da pesquisa. Foram empregadas técnicas de análise multivariada de dados como a análise fatorial exploratória e o escalonamento multidimensional (MDS). Foram identificados quatro principais temas pesquisados entrelaçando causas internas e externas como causadoras do declínio: empreendedorismo; administração estratégica e desempenho; inovação e evolução; liabilities (ameaças) e ambiente. Este estudo indica que o declínio é desencadeado pela interação de causas internas e externas às empresas, fazendo um contraponto às pesquisas existentes que abordam ora umas ora outras e não estabelecem uma relação entre elas. Contribui para a academia com as bases sobre as quais novas pesquisas podem ser desenvolvidas e para a prática gerencial uma vez que identifica as causas do declínio e possibilita a tomada de decisões para neutralizá-las.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/66629/44693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-238
Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-238
Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 3 (2017): EDIÇÃO 87 - SET/DEZ 2017; 206-238
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766205540597760