VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506
Resumo: Dentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem.  No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais.
id UFRGS-13_f0c712d51f87d5abd697a8d18b799a1c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/54506
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVREAprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem IndividualDentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem.  No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506Electronic Review of Administration; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231Revista Eletrônica de Administração; v. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-2311413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506/44593Leopoldino, Cláudio BezerraSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-13T19:28:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/54506Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2017-11-13T19:28:52REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
title VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
spellingShingle VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
Leopoldino, Cláudio Bezerra
Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual
title_short VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
title_full VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
title_fullStr VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
title_full_unstemmed VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
title_sort VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
author Leopoldino, Cláudio Bezerra
author_facet Leopoldino, Cláudio Bezerra
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
author_role author
author2 Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leopoldino, Cláudio Bezerra
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual
topic Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual
description Dentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem.  No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506/44593
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231
Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231
Revista Eletrônica de Administração; v. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204820226048