VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506 |
Resumo: | Dentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem. No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais. |
id |
UFRGS-13_f0c712d51f87d5abd697a8d18b799a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/54506 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVREAprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem IndividualDentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem. No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506Electronic Review of Administration; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231Revista Eletrônica de Administração; v. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-2311413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506/44593Leopoldino, Cláudio BezerraSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-13T19:28:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/54506Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2017-11-13T19:28:52REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
title |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
spellingShingle |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE Leopoldino, Cláudio Bezerra Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual |
title_short |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
title_full |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
title_fullStr |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
title_full_unstemmed |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
title_sort |
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE |
author |
Leopoldino, Cláudio Bezerra |
author_facet |
Leopoldino, Cláudio Bezerra Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leopoldino, Cláudio Bezerra Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual |
topic |
Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual |
description |
Dentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem. No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506/44593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231 Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231 Revista Eletrônica de Administração; v. 23 (2017): Edição especial: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; 210-231 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766204820226048 |