GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palombino Primo, Paschoal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Camargo Oliva, Eduardo, Keyso de Miranda Kubo, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as políticas de gestão de pessoas nas universidades privadas da região metropolitana da grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. Essas políticas e/ou práticas de gestão de pessoas para os docentes pesquisadores se concentram no cumprimento de diretrizes estabelecidas pela CAPES. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das (IES) pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central para o cumprimento de resultados. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais pesquisadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores.
id UFRGS-13_f3b97e3a3c77d87ff92b0433515e7a64
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/38442
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADASGestão Estratégica de PessoasUniversidades PrivadasPós-Graduação em AdministraçãoPesquisadores. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as políticas de gestão de pessoas nas universidades privadas da região metropolitana da grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. Essas políticas e/ou práticas de gestão de pessoas para os docentes pesquisadores se concentram no cumprimento de diretrizes estabelecidas pela CAPES. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das (IES) pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central para o cumprimento de resultados. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais pesquisadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigo científicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442Electronic Review of Administration; Vol. 20 No. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-396Revista Electrónica de Administración; Vol. 20 Núm. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-396Revista Eletrônica de Administração; v. 20 n. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-3961413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442/30509Palombino Primo, PaschoalCamargo Oliva, EduardoKeyso de Miranda Kubo, Edsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-29T13:27:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/38442Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2014-07-29T13:27:53REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
title GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
spellingShingle GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
Palombino Primo, Paschoal
Gestão Estratégica de Pessoas
Universidades Privadas
Pós-Graduação em Administração
Pesquisadores.
title_short GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
title_full GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
title_fullStr GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
title_full_unstemmed GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
title_sort GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS
author Palombino Primo, Paschoal
author_facet Palombino Primo, Paschoal
Camargo Oliva, Eduardo
Keyso de Miranda Kubo, Edson
author_role author
author2 Camargo Oliva, Eduardo
Keyso de Miranda Kubo, Edson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palombino Primo, Paschoal
Camargo Oliva, Eduardo
Keyso de Miranda Kubo, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Estratégica de Pessoas
Universidades Privadas
Pós-Graduação em Administração
Pesquisadores.
topic Gestão Estratégica de Pessoas
Universidades Privadas
Pós-Graduação em Administração
Pesquisadores.
description Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as políticas de gestão de pessoas nas universidades privadas da região metropolitana da grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. Essas políticas e/ou práticas de gestão de pessoas para os docentes pesquisadores se concentram no cumprimento de diretrizes estabelecidas pela CAPES. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das (IES) pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central para o cumprimento de resultados. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais pesquisadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo científico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38442/30509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 20 No. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-396
Revista Electrónica de Administración; Vol. 20 Núm. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-396
Revista Eletrônica de Administração; v. 20 n. 2 (2014): EDIÇÃO 78 - mai/ago 2014; 371-396
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766201927204864