CORPORATIVE UNIVERSITIES: MODISMO OR INNOVATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisci, Carmem
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dengo, Normélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42648
Resumo: This article results from a survey as an attempt to identify and analyze some theoretical-empirical bases that support the corporative University model (UC), describe the CU image in the specialized media, as wel as verify whether its procedures are aligned with the concept proposed by Meister (1999). It is an exploratory survey based on illustrative examples about how the implementation and development of the CU are characterized, and on a casew study in a financing sector company. The subjects are CU’s users and internal or external clients and the data collect was made thourgh documental sources, semi-structured interviews and application of questionários personally or via Internet. The data analysis was made in the light of the pertinent literature and parametrizado statistic treatment via Sphinx software. The findings indicate that the CU, implemented or about to be implemented inBrazil, are characterized as internal education units that systematize the training and promote the development in modles that are not distant, in general, of the T&D centers. As presented, the CU are distant, even of the theoretical proposition of Meister (1999), configurando-se more like a modismo than an innovation.  
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The data analysis was made in the light of the pertinent literature and parametrizado statistic treatment via Sphinx software. The findings indicate that the CU, implemented or about to be implemented inBrazil, are characterized as internal education units that systematize the training and promote the development in modles that are not distant, in general, of the T&D centers. As presented, the CU are distant, even of the theoretical proposition of Meister (1999), configurando-se more like a modismo than an innovation.  Este artículo resulta de una investigación que buscó identificar y analizar algunas bases teórico-empíricas que sustentan el modelo de Universidad Corporativa (UC), describir la imagen de la UC en la mídia especializada, bien como verificar si sus procedimientos están alineados con el concepto propuesto por Meister (1999). Se trata de una investigación exploratória con base en ejemplos ilustrativos acerca de como se caracterizan la implantación y el desarrollo de la UC, bien como de un estudio de caso en una empresa del sector financiero. Los sujetos son usuarios y clientes internos o externos de las UC, y la colecta de datos se dio a través de fuentes documentales, entrevistas semi-dirigidas y aplicación de cuestionarios personales, o vía Internet. El análisis de los datos se dio a la luz de la literatura pertinente y de tratamiento estatístico parametrizado vía software "Sphinxs". Los resultados indican que las UC, implantadas o en fase de implantación en el Brasil, se caracterizan como unidades internas de educación que sistematizan el entrenamiento y promueven el desarrollo en moldes que no se distancian, de todo, de los centros de T&D. Del modo como se presentan  las UC se encuentran distantes, incluso, de la propuesta teórica de Meister (1999), configurándose más como un modismo que una innovación. Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou identificar e analisar algumas bases teórico-empíricas que sustentam o modelo de Universidade Corporativa (UC), descrever a imagem da UC na mídia especializada, bem como verificar se seus procedimentos estão alinhados com o conceito proposto por Meister (1999).Trata-se de uma pesquisa exploratória com base em exemplos ilustrativos acerca de como se caracterizam a implantação e o desenvolvimento da UC, bem como de um estudo de caso em uma empresa do setor financeiro. Os sujeitos são usuários e clientes internos ou externos das UC, e a coleta de dados deu-se através de fontes documentais, entrevistas semi-dirigidas e aplicação de questionários pessoalmente ou via Internet. A análise dos dados deu-se à luz da literatura pertinente e de tratamento estatístico parametrizado via software "Sphinxs". Os resultados indicam que as UC, implantadas ou em fase de implantação no Brasil, caracterizam-se como unidades internas de educação que sistematizam o treinamento e promovem o desenvolvimento em moldes que não se distanciam, de todo, dos centros de T&D. Do modo como se apresentam , as UC encontram-se distantes, inclusive, da proposta teórica de Meister (1999), configurando-se mais como um modismo do que uma inovação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionScientific Article;artículo científico;Avaliado pelos paresartigo científico;application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42648Electronic Review of Administration; Vol. 9 No. 5 (2003): Edição 35 - Set/Out 2003Revista Electrónica de Administración; Vol. 9 Núm. 5 (2003): Edição 35 - Set/Out 2003Revista Eletrônica de Administração; v. 9 n. 5 (2003): Edição 35 - Set/Out 20031413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. 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