NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE CANDIDATOS AO TRANSPLANTE DE FÍGADO: O PRIMEIRO PASSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25767 |
Resumo: | A necessidade de informação é definida como a deficiência de informação ou habilidade relacionada a um domíniode vida relevante para o paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar as necessidades de informação decandidatos em fila de espera para o transplante de fígado. Trata-se de estudo descritivo, conduzido em centrotransplantador brasileiro do interior paulista. A amostra foi constituída de 55 pacientes, e a coleta de dados foirealizada nos meses de março a junho de 2009. Os resultados evidenciaram que as necessidades de informação doperíodo pré-operatório foram as que obtiveram pontuações médias maiores. O conhecimento de informações queo candidato ao transplante de fígado precisa é relevante para o planejamento do processo ensino-aprendizagem. |
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NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE CANDIDATOS AO TRANSPLANTE DE FÍGADO: O PRIMEIRO PASSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMEnfermagemTransplante de FígadoEnsinoAprendizagem A necessidade de informação é definida como a deficiência de informação ou habilidade relacionada a um domíniode vida relevante para o paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar as necessidades de informação decandidatos em fila de espera para o transplante de fígado. Trata-se de estudo descritivo, conduzido em centrotransplantador brasileiro do interior paulista. A amostra foi constituída de 55 pacientes, e a coleta de dados foirealizada nos meses de março a junho de 2009. Os resultados evidenciaram que as necessidades de informação doperíodo pré-operatório foram as que obtiveram pontuações médias maiores. O conhecimento de informações queo candidato ao transplante de fígado precisa é relevante para o planejamento do processo ensino-aprendizagem. Escola de Enfermagem da UFRGS2013-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Original; Estudo Descritivoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25767Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 4 (2012); 94-102Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 4 (2012); 94-1021983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25767/23958Mendes, Karina Dal SassoRossin, Fabiana MuradZiviani, Luciana da CostaCastro-e-Silva, Orlando deGalvão, Cristina Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-21T18:00:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/25767Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-21T18:00:39Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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