O prebriefing na simulação clínica em enfermagem: revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Cazissi da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Taison Regis PenariolNatarelli, Aline Natalia Domingues, Luciana Mara MontiFonseca, Luciana de Lione Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127607
Resumo: Objetivo: Mapear o conceito e elementos estruturais da fase de prebriefing nas simulações clínicas em enfermagem.Método: Scoping review com buscas, entre maio e junho de 2021, nas bases de dados Pub Med, Biblioteca Virtual em Saúde, EMBASE, CINAHL, SCOPUS e Web of Science, Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Scholar, nos idiomas português, espanhol e inglês, sem limite de tempo.Resultados: Foram selecionados 24 estudos. Em 17 artigos (70,8%), os autores utilizaram a grafia prebriefing (em itálico e emendado), para se referir a etapa que antecede a simulação, incluindo atividades preparatórias e orientações. Foram descritos métodos alternativos para o prebriefing (práticas reflexivas, laboratórios, jogos e vídeos).Conclusão: Não há consenso a respeito do conceito e dos elementos que compõem o prebriefing. Essa etapa da simulação contribui na satisfação, participação e segurança psicológica do participante, com melhores resultados de aprendizagem. Palavras-chave: Treinamento com simulador de alta fidelidade. Treinamento por simulação. Simulação de paciente. Enfermagem. Educação em enfermagem. Tecnologia educacional.
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