Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93536 |
Resumo: | Objetivo: Reconhecer as tecnologias educacionais utilizadas no processo de atualização dosenfermeiros no cuidado à pessoa com ferida oncológica de cabeça e pescoço.Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva. Realizada com 12 enfermeiros, em umcentro de referência oncológica do sul do país, em julho/2017. Por meio de uma entrevistasemiestruturada e dados analisados pela Análise Temática de Minayo.Resultados: Resultou-se em duas categorias: “As implicações da atualização do enfermeiro”e “O uso de tecnologias educacionais no cotidiano do enfermeiro”. Destaca-se neste contexto,a escassez da abordagem do conteúdo na formação dos enfermeiros, a importância daatualização dos profissionais por meio da educação permanente, evidenciando a poucautilização de recursos tecnológicos para esta finalidade.Conclusão: Sugere-se a integração do uso de tecnologias com a educação permanente, a fimde alcançar os diversos benefícios reconhecidos na prática profissional.Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Educação continuada. Ferimentos e lesões.Aplicativos móveis. |
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Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionaisEnfermagem oncológica. Educação continuada. Ferimentos e lesões. Aplicativos móveis.Objetivo: Reconhecer as tecnologias educacionais utilizadas no processo de atualização dosenfermeiros no cuidado à pessoa com ferida oncológica de cabeça e pescoço.Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva. Realizada com 12 enfermeiros, em umcentro de referência oncológica do sul do país, em julho/2017. Por meio de uma entrevistasemiestruturada e dados analisados pela Análise Temática de Minayo.Resultados: Resultou-se em duas categorias: “As implicações da atualização do enfermeiro”e “O uso de tecnologias educacionais no cotidiano do enfermeiro”. Destaca-se neste contexto,a escassez da abordagem do conteúdo na formação dos enfermeiros, a importância daatualização dos profissionais por meio da educação permanente, evidenciando a poucautilização de recursos tecnológicos para esta finalidade.Conclusão: Sugere-se a integração do uso de tecnologias com a educação permanente, a fimde alcançar os diversos benefícios reconhecidos na prática profissional.Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Educação continuada. Ferimentos e lesões.Aplicativos móveis.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93536Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93536/52967https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93536/52968Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVicente, CamilaNazareth Amante, LúciaJeci dos Santos, MaristelaGraziela Alvarez, AnaChiodelli Salum, Nádia2019-11-25T13:31:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/93536Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:37Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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