Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Georgina Oliveira de Góes, Marta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Graça de Oliveira Crossetti, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726
Resumo: Objetivo: Desenvolver um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento.Metodologia: Estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico emetodológico a Teoria Fundamentada em Dados por Charmaz. Realizadas entrevistassemiestruturadas com 10 participantes e validação do Modelo por um grupo de expertise, de março amaio de 2016 em Hospital Universitário do sul do Brasil. Na análise dos dados foram realizadas ascodificações: inicial, focalizada, axial e teórica.Resultados: As categorias que estruturaram o Modelo foram Situando a espiritualidade no seu viver;Exercitando a espiritualidade na vida; Percebendo o papel da equipe de enfermagem no cuidadoespiritual; Identificando as manifestações das necessidades espirituais; Colocando a espiritualidadecomo prioridade no cuidado e Ressignificando o adoecimento.Conclusão: A construção do modelo possibilitou uma compreensão e interpretação conceitual sobreo cuidado espiritual na enfermagem e delineadas as conexões entre a equipe de enfermagem, ospacientes e familiares.Palavras-chave: Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem.Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.
id UFRGS-15_09907568ecb345111e8692a438cf6529
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99726
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimentoPapel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.Objetivo: Desenvolver um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento.Metodologia: Estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico emetodológico a Teoria Fundamentada em Dados por Charmaz. Realizadas entrevistassemiestruturadas com 10 participantes e validação do Modelo por um grupo de expertise, de março amaio de 2016 em Hospital Universitário do sul do Brasil. Na análise dos dados foram realizadas ascodificações: inicial, focalizada, axial e teórica.Resultados: As categorias que estruturaram o Modelo foram Situando a espiritualidade no seu viver;Exercitando a espiritualidade na vida; Percebendo o papel da equipe de enfermagem no cuidadoespiritual; Identificando as manifestações das necessidades espirituais; Colocando a espiritualidadecomo prioridade no cuidado e Ressignificando o adoecimento.Conclusão: A construção do modelo possibilitou uma compreensão e interpretação conceitual sobreo cuidado espiritual na enfermagem e delineadas as conexões entre a equipe de enfermagem, ospacientes e familiares.Palavras-chave: Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem.Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do SulRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726/55810https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726/55811Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessGeorgina Oliveira de Góes, Martada Graça de Oliveira Crossetti, Maria2022-03-24T17:31:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/99726Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:03Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
title Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
Georgina Oliveira de Góes, Marta
Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.
title_short Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
title_full Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
title_sort Desenvolvimento de um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento
author Georgina Oliveira de Góes, Marta
author_facet Georgina Oliveira de Góes, Marta
da Graça de Oliveira Crossetti, Maria
author_role author
author2 da Graça de Oliveira Crossetti, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Georgina Oliveira de Góes, Marta
da Graça de Oliveira Crossetti, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.
topic Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.
description Objetivo: Desenvolver um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento.Metodologia: Estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico emetodológico a Teoria Fundamentada em Dados por Charmaz. Realizadas entrevistassemiestruturadas com 10 participantes e validação do Modelo por um grupo de expertise, de março amaio de 2016 em Hospital Universitário do sul do Brasil. Na análise dos dados foram realizadas ascodificações: inicial, focalizada, axial e teórica.Resultados: As categorias que estruturaram o Modelo foram Situando a espiritualidade no seu viver;Exercitando a espiritualidade na vida; Percebendo o papel da equipe de enfermagem no cuidadoespiritual; Identificando as manifestações das necessidades espirituais; Colocando a espiritualidadecomo prioridade no cuidado e Ressignificando o adoecimento.Conclusão: A construção do modelo possibilitou uma compreensão e interpretação conceitual sobreo cuidado espiritual na enfermagem e delineadas as conexões entre a equipe de enfermagem, ospacientes e familiares.Palavras-chave: Papel do profissional de enfermagem. Espiritualidade. Cuidados de enfermagem.Modelos de enfermagem. Enfermagem. Teoria fundamentada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726/55810
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99726/55811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766339359866880