O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lucca, Thayane Roberto Simões
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira, Garanhani, Mara Lucia, Carvalho, Brígida Gimenez, Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61097
Resumo: Objetivo: Compreender o significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo.Métodos: Pesquisa qualitativa e compreensiva, do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas individuais com 17 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise compreensiva à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin.Resultados: Emergiram duas categorias: “a fragmentação clássica versus o todo contemporâneo” e “o ensino da gestão do cuidado e o processo de trabalho do enfermeiro”, por meio das quais se constatou que, apesar da proposta integralizadora do currículo, a gestão do cuidado ainda é visualizada de maneira fragmentada.Conclusões: Torna-se necessário ressignificar a gestão do cuidado para que esta tenha um caráteragregador ao longo do ensino.Devem ser criadas estratégias que possibilitem momentos de reflexões sobre a temática, permitindo que o ensino provoque mudanças no processo de trabalho do enfermeiro.Palavras-chave: Gerenciamento da prática profissional. Enfermagem. Conhecimento. Ensino. Educação superior.
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