O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61097 |
Resumo: | Objetivo: Compreender o significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo.Métodos: Pesquisa qualitativa e compreensiva, do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas individuais com 17 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise compreensiva à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin.Resultados: Emergiram duas categorias: “a fragmentação clássica versus o todo contemporâneo” e “o ensino da gestão do cuidado e o processo de trabalho do enfermeiro”, por meio das quais se constatou que, apesar da proposta integralizadora do currículo, a gestão do cuidado ainda é visualizada de maneira fragmentada.Conclusões: Torna-se necessário ressignificar a gestão do cuidado para que esta tenha um caráteragregador ao longo do ensino.Devem ser criadas estratégias que possibilitem momentos de reflexões sobre a temática, permitindo que o ensino provoque mudanças no processo de trabalho do enfermeiro.Palavras-chave: Gerenciamento da prática profissional. Enfermagem. Conhecimento. Ensino. Educação superior. |
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