Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior. |
id |
UFRGS-15_10e824f5199d23fdf06ecdbf5457c335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99761 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagemSimulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do SulRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55852https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55853Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVaccari, AlessandraFigueiredo Farias, GabrielaSchimitt Porto, Débora2022-03-24T17:31:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/99761Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:03Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
title |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
spellingShingle |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem Vaccari, Alessandra Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior. |
title_short |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
title_full |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
title_fullStr |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
title_sort |
Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem |
author |
Vaccari, Alessandra |
author_facet |
Vaccari, Alessandra Figueiredo Farias, Gabriela Schimitt Porto, Débora |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo Farias, Gabriela Schimitt Porto, Débora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaccari, Alessandra Figueiredo Farias, Gabriela Schimitt Porto, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior. |
topic |
Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior. |
description |
Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55852 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339378741248 |