Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaccari, Alessandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Figueiredo Farias, Gabriela, Schimitt Porto, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761
Resumo: Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior.
id UFRGS-15_10e824f5199d23fdf06ecdbf5457c335
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99761
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagemSimulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do SulRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55852https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55853Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVaccari, AlessandraFigueiredo Farias, GabrielaSchimitt Porto, Débora2022-03-24T17:31:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/99761Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:03Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
title Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
spellingShingle Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
Vaccari, Alessandra
Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.
title_short Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
title_full Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
title_fullStr Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
title_full_unstemmed Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
title_sort Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
author Vaccari, Alessandra
author_facet Vaccari, Alessandra
Figueiredo Farias, Gabriela
Schimitt Porto, Débora
author_role author
author2 Figueiredo Farias, Gabriela
Schimitt Porto, Débora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaccari, Alessandra
Figueiredo Farias, Gabriela
Schimitt Porto, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.
topic Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.
description Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula paratreino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturadopara o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade públicano sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação eutilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratórioem relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logísticapara a organização dos materiais e simuladores.Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importantecontribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e osdocentes.Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Educação em enfermagem. Educação superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55852
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761/55853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766339378741248