Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432 |
Resumo: | Objetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde. |
id |
UFRGS-15_164e98ca53c2f56d9eeeb5519167a2e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/132432 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-açãoObjetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88670https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88671Bonelli, Maria Aparecida Petruccelli, Gabriele da Silva Bueno San Felice, Mariana Monique Carlos, Diene Sudário Melo, Luan Wernet, Monika info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/132432Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:40Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
title |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
spellingShingle |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação Bonelli, Maria Aparecida |
title_short |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
title_full |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
title_fullStr |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
title_sort |
Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação |
author |
Bonelli, Maria Aparecida |
author_facet |
Bonelli, Maria Aparecida Petruccelli, Gabriele da Silva Bueno San Felice, Mariana Monique Carlos, Diene Sudário Melo, Luan Wernet, Monika |
author_role |
author |
author2 |
Petruccelli, Gabriele da Silva Bueno San Felice, Mariana Monique Carlos, Diene Sudário Melo, Luan Wernet, Monika |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonelli, Maria Aparecida Petruccelli, Gabriele da Silva Bueno San Felice, Mariana Monique Carlos, Diene Sudário Melo, Luan Wernet, Monika |
description |
Objetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88670 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766341765300224 |