Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonelli, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Petruccelli, Gabriele, da Silva Bueno San Felice, Mariana, Monique Carlos, Diene, Sudário Melo, Luan, Wernet, Monika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432
Resumo: Objetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde.
id UFRGS-15_164e98ca53c2f56d9eeeb5519167a2e5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/132432
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-açãoObjetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88670https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88671Bonelli, Maria Aparecida Petruccelli, Gabriele da Silva Bueno San Felice, Mariana Monique Carlos, Diene Sudário Melo, Luan Wernet, Monika info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/132432Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:40Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
title Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
spellingShingle Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
Bonelli, Maria Aparecida
title_short Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
title_full Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
title_fullStr Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
title_sort Círculo de cultura no suporte ao processo identitário de adolescentes: uma pesquisa-ação
author Bonelli, Maria Aparecida
author_facet Bonelli, Maria Aparecida
Petruccelli, Gabriele
da Silva Bueno San Felice, Mariana
Monique Carlos, Diene
Sudário Melo, Luan
Wernet, Monika
author_role author
author2 Petruccelli, Gabriele
da Silva Bueno San Felice, Mariana
Monique Carlos, Diene
Sudário Melo, Luan
Wernet, Monika
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonelli, Maria Aparecida
Petruccelli, Gabriele
da Silva Bueno San Felice, Mariana
Monique Carlos, Diene
Sudário Melo, Luan
Wernet, Monika
description Objetivo: Relatar e discutir a experiência do Círculo de Cultura em espaço escolar, com atenção a identidade social de adolescentes. Método: Pesquisa-ação, realizada sob pressupostos do Círculo de Cultura, no período de agosto a dezembro de 2019. Participaram 16 adolescentes, matriculados no Ensino Fundamental, em escola pública estadual, do distrito rural de uma cidade do interior paulista. A coleta dos dados deu-se por registros fotográficos, observação participante e diário de campo.Resultados: As relações de amizade foram elencadas como pauta dos Círculos de Cultura, quando foi oportunizado diálogos de seus estruturantes e influência na construção identitária. Conclusão: Círculos de Cultura mediado por profissionais de saúde no cenário escolar tem potência para problematizar a realidade particular da vida de cada adolescente e, simultaneamente dialogar sobre o comum, aspecto que empodera para projetos identitários.Palavras-chave: Adolescente. Identificação social. Educação em saúde. Enfermagem. Pesquisa sobre serviços de saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88670
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/132432/88671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341765300224