Autoavaliação de estudantes universitários sobre seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125739 |
Resumo: | Objetivo: Analisar como os estudantes universitários autoavaliam o seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19 em uma universidade pública do sul do Brasil. Método: estudo transversal realizado por meio de um questionário online respondido por 527 estudantes em julho e agosto de 2020. Realizou-se análise estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar associações. Resultados: Entre os participantes,49,5% referiram um desempenho acadêmico insuficiente,24,1% suficiente,19,40% bom,5,90% muito bom e 1,10% excelente. Verificou-se que houve associação entre as variáveis curso (p=0,034), forma de ingresso na instituição (p=0,016) e atividade de trabalho (p=0,010) e o desempenho acadêmico durante a pandemia de COVID-19. Conclusão: O desempenho acadêmico durante a suspensão das aulas presenciais está sendo insuficiente para muitos estudantes. The occupational therapy students who entered in the university through the system of quotas and work in addition to studying had a worse academic performance during the COVID-19 pandemic. Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Pandemias. Desempenho acadêmico. Capacitação de recursos humanos em saúde. |
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Autoavaliação de estudantes universitários sobre seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19Objetivo: Analisar como os estudantes universitários autoavaliam o seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19 em uma universidade pública do sul do Brasil. Método: estudo transversal realizado por meio de um questionário online respondido por 527 estudantes em julho e agosto de 2020. Realizou-se análise estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar associações. Resultados: Entre os participantes,49,5% referiram um desempenho acadêmico insuficiente,24,1% suficiente,19,40% bom,5,90% muito bom e 1,10% excelente. Verificou-se que houve associação entre as variáveis curso (p=0,034), forma de ingresso na instituição (p=0,016) e atividade de trabalho (p=0,010) e o desempenho acadêmico durante a pandemia de COVID-19. Conclusão: O desempenho acadêmico durante a suspensão das aulas presenciais está sendo insuficiente para muitos estudantes. The occupational therapy students who entered in the university through the system of quotas and work in addition to studying had a worse academic performance during the COVID-19 pandemic. Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Pandemias. Desempenho acadêmico. Capacitação de recursos humanos em saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125739Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125739/85400https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125739/85401Etiane de Oliveira FreitasNicolle Rampelotto da SilvaRosângela Marion da SilvaValquíria Toledo SoutoCamila PinnoDaiana Foggiato de Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T19:59:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/125739Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-11-18T19:59:19Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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