Adolescentes que vivem com HIV/aids: experiências de sexualidade
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/80159 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade. Método: Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Resultados: As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, influenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositividade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano. Conclusão: O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.Palavras-chave: Sexualidade. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Saúde do adolescente. Enfermagem. |
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Adolescentes que vivem com HIV/aids: experiências de sexualidadeSexualidade. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Saúde do adolescente. Enfermagem.Objetivo: Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade. Método: Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Resultados: As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, influenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositividade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano. Conclusão: O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.Palavras-chave: Sexualidade. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Saúde do adolescente. Enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/80159Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/80159/47021https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/80159/47022Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSehnem, Graciela DutraPedro, Eva Neri RubimRessel, Lúcia BeatrizVasquez, Maria Eduarda Deitos2018-08-23T14:54:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/80159Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-08-23T14:54:07Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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