Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patuzzi, Gregório Corrêa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lira, Adrielle Priscilla Souza, Santos, José Diego Marques, Reinisch, Andrieli Oliveira Barros, Veleda, Aline Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042
Resumo: Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil. 
id UFRGS-15_28c8df1cc9d9746540afa05db8ccc487
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/78042
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileiraIntercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil. Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042/44659https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042/44660Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPatuzzi, Gregório CorrêaLira, Adrielle Priscilla SouzaSantos, José Diego MarquesReinisch, Andrieli Oliveira BarrosVeleda, Aline Alves2018-04-30T16:05:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/78042Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-04-30T16:05:48Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
title Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
spellingShingle Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
Patuzzi, Gregório Corrêa
Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.
title_short Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
title_full Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
title_fullStr Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
title_full_unstemmed Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
title_sort Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
author Patuzzi, Gregório Corrêa
author_facet Patuzzi, Gregório Corrêa
Lira, Adrielle Priscilla Souza
Santos, José Diego Marques
Reinisch, Andrieli Oliveira Barros
Veleda, Aline Alves
author_role author
author2 Lira, Adrielle Priscilla Souza
Santos, José Diego Marques
Reinisch, Andrieli Oliveira Barros
Veleda, Aline Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patuzzi, Gregório Corrêa
Lira, Adrielle Priscilla Souza
Santos, José Diego Marques
Reinisch, Andrieli Oliveira Barros
Veleda, Aline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.
topic Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.
description Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042/44659
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042/44660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338116255744