Instrumentos de letramento em saúde utilizados nas pesquisas de enfermagem com idosos hipertensos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45139 |
Resumo: | Objetivou-se analisar as pesquisas de enfermagem quanto aos instrumentos utilizados para avaliar o letramento em saúde de idosos hipertensos. Trata-se de uma revisão integrativarealizada nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus e Cochrane em junho de 2013, com artigos de pesquisa completos, realizados por enfermeiros, disponíveis eletronicamente e que avaliaram o letramento em saúde de idosos com hipertensão. Foram selecionados oito estudos para análise e quatro instrumentos diferentes foram utilizados nas pesquisas. Os instrumentos resultaram de pesquisas metodológicas e apresentaram em comum a avaliação da habilidade do idoso em relação à leitura, numeração, pronúncia e reconhecimento de alguns termos em saúde. As pesquisas de enfermagem analisadas evidenciaram lacunas no cuidado para avanço na participação do paciente nas tomadas de decisão e os instrumentos utilizados para mensuração do letramento em saúde apresentam limitações, não existindo um padrão-ouro. |
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Instrumentos de letramento em saúde utilizados nas pesquisas de enfermagem com idosos hipertensosIdosoAlfabetização em saúdeHipertensãoPesquisa em enfermagemObjetivou-se analisar as pesquisas de enfermagem quanto aos instrumentos utilizados para avaliar o letramento em saúde de idosos hipertensos. Trata-se de uma revisão integrativarealizada nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus e Cochrane em junho de 2013, com artigos de pesquisa completos, realizados por enfermeiros, disponíveis eletronicamente e que avaliaram o letramento em saúde de idosos com hipertensão. Foram selecionados oito estudos para análise e quatro instrumentos diferentes foram utilizados nas pesquisas. Os instrumentos resultaram de pesquisas metodológicas e apresentaram em comum a avaliação da habilidade do idoso em relação à leitura, numeração, pronúncia e reconhecimento de alguns termos em saúde. As pesquisas de enfermagem analisadas evidenciaram lacunas no cuidado para avanço na participação do paciente nas tomadas de decisão e os instrumentos utilizados para mensuração do letramento em saúde apresentam limitações, não existindo um padrão-ouro.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45139Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 4 (2014); 101 - 107Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 4 (2014); 101 - 1071983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45139/32373https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45139/32374Machado, Ana Larissa GomesLima, Francisca Elisângela TeixeiraCavalcante, Tahissa FrotaAraújo, Thelma Leite deVieira, Neiva Francenely Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T17:41:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/45139Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-02-24T17:41:17Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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