A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Giovanna Bertolazzi Fernandes, Sena, Andreza Cardoso Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231
Resumo: Objetivo: Descrever as estratégias de Reabilitação Psicossocial conduzidas na Rede de Atenção Psicossocial da região Oeste do munícipio de São Paulo.Metodologia: estudo qualitativo descritivo, realizado com 123 profissionais, de setembro de 2015 a julho de 2016. Dados processados pelo software Alceste e analisados a luz da categoria analítica Reabilitação Psicossocial de Benedetto Saraceno e literatura complementar.Resultados: Emergiram três classes que tratam do potencial e escassez dos serviços residenciais terapêuticos enquanto espaço de retomada da vida cotidiana; importância das atividades culturais para troca de identidades e cuidado para além do âmbito da saúde e; a potencialidade dos projetos de geração de trabalho e renda para retomada do poder contratual.Conclusão: As estratégias contribuem para construção da subjetividade e retomada da cidadania. Para sustentar a Reabilitação Psicossocial é necessário superar as fragilidades de recursos humanos, físicos e estruturais. Ainda assim, há potencialidade no trabalho colaborativo e de responsabilização das equipes.Palavras chave: Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
id UFRGS-15_302857b0f9947486387e32a293b85ece
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/84231
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafiosSaúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.Objetivo: Descrever as estratégias de Reabilitação Psicossocial conduzidas na Rede de Atenção Psicossocial da região Oeste do munícipio de São Paulo.Metodologia: estudo qualitativo descritivo, realizado com 123 profissionais, de setembro de 2015 a julho de 2016. Dados processados pelo software Alceste e analisados a luz da categoria analítica Reabilitação Psicossocial de Benedetto Saraceno e literatura complementar.Resultados: Emergiram três classes que tratam do potencial e escassez dos serviços residenciais terapêuticos enquanto espaço de retomada da vida cotidiana; importância das atividades culturais para troca de identidades e cuidado para além do âmbito da saúde e; a potencialidade dos projetos de geração de trabalho e renda para retomada do poder contratual.Conclusão: As estratégias contribuem para construção da subjetividade e retomada da cidadania. Para sustentar a Reabilitação Psicossocial é necessário superar as fragilidades de recursos humanos, físicos e estruturais. Ainda assim, há potencialidade no trabalho colaborativo e de responsabilização das equipes.Palavras chave: Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231/48582https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231/48583Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousada Silva, Giovanna Bertolazzi FernandesSena, Andreza Cardoso Ribeiro de2018-07-04T20:29:10Zoai:seer.ufrgs.br:article/84231Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-07-04T20:29:10Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
title A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
spellingShingle A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
title_short A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
title_full A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
title_fullStr A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
title_full_unstemmed A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
title_sort A reabilitação psicossocial na rede oeste do município de São Paulo: potencialidades e desafios
author Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
author_facet Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
da Silva, Giovanna Bertolazzi Fernandes
Sena, Andreza Cardoso Ribeiro de
author_role author
author2 da Silva, Giovanna Bertolazzi Fernandes
Sena, Andreza Cardoso Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
da Silva, Giovanna Bertolazzi Fernandes
Sena, Andreza Cardoso Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
topic Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
description Objetivo: Descrever as estratégias de Reabilitação Psicossocial conduzidas na Rede de Atenção Psicossocial da região Oeste do munícipio de São Paulo.Metodologia: estudo qualitativo descritivo, realizado com 123 profissionais, de setembro de 2015 a julho de 2016. Dados processados pelo software Alceste e analisados a luz da categoria analítica Reabilitação Psicossocial de Benedetto Saraceno e literatura complementar.Resultados: Emergiram três classes que tratam do potencial e escassez dos serviços residenciais terapêuticos enquanto espaço de retomada da vida cotidiana; importância das atividades culturais para troca de identidades e cuidado para além do âmbito da saúde e; a potencialidade dos projetos de geração de trabalho e renda para retomada do poder contratual.Conclusão: As estratégias contribuem para construção da subjetividade e retomada da cidadania. Para sustentar a Reabilitação Psicossocial é necessário superar as fragilidades de recursos humanos, físicos e estruturais. Ainda assim, há potencialidade no trabalho colaborativo e de responsabilização das equipes.Palavras chave: Saúde mental. Serviços de saúde mental. Assistência à saúde mental. Política de saúde. Pesquisa qualitativa. Assistência à saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231/48582
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/84231/48583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338249424896