MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR EGRESSOS DE UM MESTRADO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Depes, Valéria Binato Santili
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Wilza Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37711
Resumo: Estudo que objetivou compreender como o processo de formação no Mestrado em Enfermagem contribuiu paramobilizar conhecimentos científicos em seus aspectos formais e políticos, pelos egressos atuantes em serviços desaúde. Pesquisa qualitativa exploratória, realizada na capital de Mato Grosso, em 2012. Os sujeitos foram noveegressos, mestres em enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pormeio da técnica de análise de conteúdo temática e discutidos através do referencial teórico da Análise Institucional.Evidenciou-se o mestrado como dispositivo da instituição do conhecimento, sendo fortemente instituinte, pormobilizar no processo educativo, a qualidade política do conhecimento. Concluiu-se que os mestres enfermeiros,atuantes nos serviços de saúde, sentem-se melhor preparados para interferir e qualificar seus espaços de trabalhopelo manejo do conhecimento científico, político e ético, refinado e aprofundado ao longo da formação no mestrado.
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