MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR EGRESSOS DE UM MESTRADO EM ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37711 |
Resumo: | Estudo que objetivou compreender como o processo de formação no Mestrado em Enfermagem contribuiu paramobilizar conhecimentos científicos em seus aspectos formais e políticos, pelos egressos atuantes em serviços desaúde. Pesquisa qualitativa exploratória, realizada na capital de Mato Grosso, em 2012. Os sujeitos foram noveegressos, mestres em enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pormeio da técnica de análise de conteúdo temática e discutidos através do referencial teórico da Análise Institucional.Evidenciou-se o mestrado como dispositivo da instituição do conhecimento, sendo fortemente instituinte, pormobilizar no processo educativo, a qualidade política do conhecimento. Concluiu-se que os mestres enfermeiros,atuantes nos serviços de saúde, sentem-se melhor preparados para interferir e qualificar seus espaços de trabalhopelo manejo do conhecimento científico, político e ético, refinado e aprofundado ao longo da formação no mestrado. |
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MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR EGRESSOS DE UM MESTRADO EM ENFERMAGEMEnfermagem. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Conhecimento.Estudo que objetivou compreender como o processo de formação no Mestrado em Enfermagem contribuiu paramobilizar conhecimentos científicos em seus aspectos formais e políticos, pelos egressos atuantes em serviços desaúde. Pesquisa qualitativa exploratória, realizada na capital de Mato Grosso, em 2012. Os sujeitos foram noveegressos, mestres em enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pormeio da técnica de análise de conteúdo temática e discutidos através do referencial teórico da Análise Institucional.Evidenciou-se o mestrado como dispositivo da instituição do conhecimento, sendo fortemente instituinte, pormobilizar no processo educativo, a qualidade política do conhecimento. Concluiu-se que os mestres enfermeiros,atuantes nos serviços de saúde, sentem-se melhor preparados para interferir e qualificar seus espaços de trabalhopelo manejo do conhecimento científico, político e ético, refinado e aprofundado ao longo da formação no mestrado.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória de abordagem qualitativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37711Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 4 (2013); 84 - 90Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 4 (2013); 84 - 901983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37711/28554https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37711/28555Depes, Valéria Binato SantiliPereira, Wilza Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-27T16:05:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/37711Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-02-27T16:05:59Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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