Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373 |
Resumo: | Objetivo: Desvelar atributos de satisfação dos pacientes relacionados à segurança e qualidade assistencial.Métodos: Estudo qualitativo, realizado em hospital universitário público do sul do Brasil. Os dados foram coletados em novembro de2018, por meio de 24 entrevistas com pacientes-famílias de 12 unidades de internação clínicas e cirúrgicas. Procedeu-se à análise temática.Resultados:. Os atributos de satisfação foram categorizados em estrutura, processo e resultado assistencial, os quais foram relacionadosa: acesso ao serviço, quantitativo de pessoal, ambiente, interação com a equipe de saúde, competência técnica dos profissionais, percepçãode segurança com a presença do familiar, padrões assistenciais presentes nos cuidados e mudança no estado de saúde dos pacientes.Conclusões: Constatou-se que os aspectos estruturais foram relevantes na experiência do paciente, além da relação estabelecida com aequipe de saúde no processo de cuidado e dos padrões técnicos assistenciais percebidos na atuação dos profissionais.Palavras-chave: Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistênciacentrada no paciente. |
id |
UFRGS-15_3c476c4a359fe3a91dc1017e64b9ce2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/98373 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizadoSatisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistência centrada no paciente.Objetivo: Desvelar atributos de satisfação dos pacientes relacionados à segurança e qualidade assistencial.Métodos: Estudo qualitativo, realizado em hospital universitário público do sul do Brasil. Os dados foram coletados em novembro de2018, por meio de 24 entrevistas com pacientes-famílias de 12 unidades de internação clínicas e cirúrgicas. Procedeu-se à análise temática.Resultados:. Os atributos de satisfação foram categorizados em estrutura, processo e resultado assistencial, os quais foram relacionadosa: acesso ao serviço, quantitativo de pessoal, ambiente, interação com a equipe de saúde, competência técnica dos profissionais, percepçãode segurança com a presença do familiar, padrões assistenciais presentes nos cuidados e mudança no estado de saúde dos pacientes.Conclusões: Constatou-se que os aspectos estruturais foram relevantes na experiência do paciente, além da relação estabelecida com aequipe de saúde no processo de cuidado e dos padrões técnicos assistenciais percebidos na atuação dos profissionais.Palavras-chave: Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistênciacentrada no paciente.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do SulRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373/54904https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373/54905Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessGhignatti da Costa, DiovaneSchebella Souto de Moura, Gisela MariaGoes Moraes, MarianaGuedes dos Santos, José LuísMüller de Magalhães, Ana Maria2022-03-24T17:31:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/98373Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:03Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
title |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
spellingShingle |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado Ghignatti da Costa, Diovane Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistência centrada no paciente. |
title_short |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
title_full |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
title_fullStr |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
title_full_unstemmed |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
title_sort |
Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado |
author |
Ghignatti da Costa, Diovane |
author_facet |
Ghignatti da Costa, Diovane Schebella Souto de Moura, Gisela Maria Goes Moraes, Mariana Guedes dos Santos, José Luís Müller de Magalhães, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schebella Souto de Moura, Gisela Maria Goes Moraes, Mariana Guedes dos Santos, José Luís Müller de Magalhães, Ana Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghignatti da Costa, Diovane Schebella Souto de Moura, Gisela Maria Goes Moraes, Mariana Guedes dos Santos, José Luís Müller de Magalhães, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistência centrada no paciente. |
topic |
Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistência centrada no paciente. |
description |
Objetivo: Desvelar atributos de satisfação dos pacientes relacionados à segurança e qualidade assistencial.Métodos: Estudo qualitativo, realizado em hospital universitário público do sul do Brasil. Os dados foram coletados em novembro de2018, por meio de 24 entrevistas com pacientes-famílias de 12 unidades de internação clínicas e cirúrgicas. Procedeu-se à análise temática.Resultados:. Os atributos de satisfação foram categorizados em estrutura, processo e resultado assistencial, os quais foram relacionadosa: acesso ao serviço, quantitativo de pessoal, ambiente, interação com a equipe de saúde, competência técnica dos profissionais, percepçãode segurança com a presença do familiar, padrões assistenciais presentes nos cuidados e mudança no estado de saúde dos pacientes.Conclusões: Constatou-se que os aspectos estruturais foram relevantes na experiência do paciente, além da relação estabelecida com aequipe de saúde no processo de cuidado e dos padrões técnicos assistenciais percebidos na atuação dos profissionais.Palavras-chave: Satisfação do paciente. Segurança do paciente. Participação do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Assistênciacentrada no paciente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373/54904 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98373/54905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766338857598976 |