A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kátia Regina Barros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Prado, Marta Lenise do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731
Resumo: O objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde.
id UFRGS-15_3d5606125d748191038b8bdfc5c0b443
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43731
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃOSaúdeEducação em SaúdeTutoriaO objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 161 - 165Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 161 - 1651983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28959https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28960Ribeiro, Kátia Regina BarrosPrado, Marta Lenise doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/43731Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
title A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
spellingShingle A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Saúde
Educação em Saúde
Tutoria
title_short A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
title_full A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
title_fullStr A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
title_full_unstemmed A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
title_sort A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
author Ribeiro, Kátia Regina Barros
author_facet Ribeiro, Kátia Regina Barros
Prado, Marta Lenise do
author_role author
author2 Prado, Marta Lenise do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kátia Regina Barros
Prado, Marta Lenise do
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Educação em Saúde
Tutoria
topic Saúde
Educação em Saúde
Tutoria
description O objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reflexão teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28959
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 161 - 165
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 161 - 165
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766335138299904