A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde. |
id |
UFRGS-15_3d5606125d748191038b8bdfc5c0b443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43731 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃOSaúdeEducação em SaúdeTutoriaO objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 161 - 165Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 161 - 1651983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28959https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28960Ribeiro, Kátia Regina BarrosPrado, Marta Lenise doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/43731Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
title |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
spellingShingle |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO Ribeiro, Kátia Regina Barros Saúde Educação em Saúde Tutoria |
title_short |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
title_full |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
title_fullStr |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
title_sort |
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO |
author |
Ribeiro, Kátia Regina Barros |
author_facet |
Ribeiro, Kátia Regina Barros Prado, Marta Lenise do |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Marta Lenise do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Kátia Regina Barros Prado, Marta Lenise do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Educação em Saúde Tutoria |
topic |
Saúde Educação em Saúde Tutoria |
description |
O objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificaçãodo profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literaturasobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidasno âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reflexão teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28959 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43731/28960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 161 - 165 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 161 - 165 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766335138299904 |