Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765 |
Resumo: | RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo. |
id |
UFRGS-15_4446b6d2e757a93299f25c1a4cffea97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110765 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativaReanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60362https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60363Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Tainá VilharNascimento, Juliana da Silva GarciaOliveira, Jordana Luiza Gouvêa deRegino, Daniela da Silva GarciaDalri, Maria Celia Barcellos2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/110765Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
title |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
spellingShingle |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa Siqueira, Tainá Vilhar Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo. |
title_short |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
title_full |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
title_fullStr |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
title_sort |
Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa |
author |
Siqueira, Tainá Vilhar |
author_facet |
Siqueira, Tainá Vilhar Nascimento, Juliana da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Regino, Daniela da Silva Garcia Dalri, Maria Celia Barcellos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Juliana da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Regino, Daniela da Silva Garcia Dalri, Maria Celia Barcellos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Tainá Vilhar Nascimento, Juliana da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Regino, Daniela da Silva Garcia Dalri, Maria Celia Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo. |
topic |
Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo. |
description |
RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60362 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339984818176 |