Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Tainá Vilhar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Juliana da Silva Garcia, Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de, Regino, Daniela da Silva Garcia, Dalri, Maria Celia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765
Resumo: RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.
id UFRGS-15_4446b6d2e757a93299f25c1a4cffea97
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110765
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativaReanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60362https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60363Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Tainá VilharNascimento, Juliana da Silva GarciaOliveira, Jordana Luiza Gouvêa deRegino, Daniela da Silva GarciaDalri, Maria Celia Barcellos2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/110765Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
title Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
spellingShingle Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
Siqueira, Tainá Vilhar
Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.
title_short Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
title_full Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
title_fullStr Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
title_full_unstemmed Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
title_sort Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa
author Siqueira, Tainá Vilhar
author_facet Siqueira, Tainá Vilhar
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Regino, Daniela da Silva Garcia
Dalri, Maria Celia Barcellos
author_role author
author2 Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Regino, Daniela da Silva Garcia
Dalri, Maria Celia Barcellos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Tainá Vilhar
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Regino, Daniela da Silva Garcia
Dalri, Maria Celia Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.
topic Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.
description RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de serious game para a aprendizagem sobreressuscitação cardiopulmonar de estudantes na área da saúde.Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL. Incluídos estudos primários, emportuguês, inglês ou espanhol, de janeiro de 2009 a agosto de 2019. Utilizou-se o aplicativo Rayyan para seleção.Resultados: Identificou-se 115 estudos e 8 compuseram a amostra, categorizando-se dois domínios: Intencionalidade do estudoquanto a aprendizagem por meio do serious game para a Ressuscitação Cardiopulmonar e Método utilizado pelo serious game paraaprendizagem.Conclusão: O graduando de medicina é o principal público para aprendizagem com serious game, e as principias intenções sãoa comparação da sua efetividade com metodologias tradicionais e a retenção de conhecimento. O método adotado é a descriçãode uma parada cardiorrespiratória para treinamento. O serious game demonstrou-se efetivo para aprendizagem da ressuscitaçãocardiopulmonar.Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar. Estudantes. Educação. Jogos de vídeo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60362
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110765/60363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766339984818176