Representações sociais de enfermeiros que cuidam crianças sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Carolina Sampaio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Moema da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66840
Resumo: Objetivo: Conhecer as Representações Sociais de enfermeiros que cuidam de crianças hospitalizadas sobre a SAE. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório com base na Teoria das Representações Sociais, realizado em maio de 2015, com 45 enfermeiros que assistiam crianças de hospitais-escola de um município do Mato Grosso. Os dados foram coletados por meio de entrevista, e analisados com auxílio do software Alceste. Resultados: Foram encontrados dois eixos temáticos, o primeiro refere-se a dimensão do conhecimento localizando o tempo e o espaço de formação do conceito de SAE. O segundo, assinala a dimensão da prática, descrevendo a dinâmica assistencial nas clínicas e as dificuldades cotidianas.Conclusão: As representações da dimensão do conhecimento não parecem suficientes para ancorar a prática assistencial, apontando a existência de importante discrepâncias entre as representações, ou seja, entre a valoração do saber e a qualidade do fazer cotidiano. Palavras-chave: Enfermagem. Processo de enfermagem. Cuidado da criança.
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