Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Draganov, Patricia Bover
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sanna, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598
Resumo: O sucesso da aprendizagem envolve estratégias adequadas. Aquelas inspiradas na Andragogia, que é a arte e a ciência de ensinar adultos, parecem ser ideais para o ensino do tema projetos, conteúdo de administração de recursos físicos ministrado na graduação em enfermagem. O objetivo é relatar estratégia de ensino que estimula a aquisição de competências que tornem o enfermeiro capaz de dialogar, com a equipe multiprofissional, sobre projetos. A estratégia envolveu oficina composta por quatro etapas: leitura de projetos, atribuições do estabelecimento assistencial de saúde (EAS), noções de dimensionamento físico e elaboração de glossário de termos. A estratégia, proposta por aluna de disciplina de prática educacional de programa de pós-graduação senso estrito, foi testada,avaliada e aprovada em oficina por alunos e professores. As condições para aplicação dessa estratégia envolvem trabalho com poucos alunos, salas próprias, equipamentos disponíveis e parcerias com EAS.
id UFRGS-15_70a447c3ba3637a2363d12ea20f7430a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18598
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagemAprendizagemModelos EducacionaisEnsinoEnfermagemO sucesso da aprendizagem envolve estratégias adequadas. Aquelas inspiradas na Andragogia, que é a arte e a ciência de ensinar adultos, parecem ser ideais para o ensino do tema projetos, conteúdo de administração de recursos físicos ministrado na graduação em enfermagem. O objetivo é relatar estratégia de ensino que estimula a aquisição de competências que tornem o enfermeiro capaz de dialogar, com a equipe multiprofissional, sobre projetos. A estratégia envolveu oficina composta por quatro etapas: leitura de projetos, atribuições do estabelecimento assistencial de saúde (EAS), noções de dimensionamento físico e elaboração de glossário de termos. A estratégia, proposta por aluna de disciplina de prática educacional de programa de pós-graduação senso estrito, foi testada,avaliada e aprovada em oficina por alunos e professores. As condições para aplicação dessa estratégia envolvem trabalho com poucos alunos, salas próprias, equipamentos disponíveis e parcerias com EAS.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 620Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 6201983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598/13949Draganov, Patricia BoverSanna, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-23T15:51:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/18598Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-23T15:51:40Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
title Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
spellingShingle Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
Draganov, Patricia Bover
Aprendizagem
Modelos Educacionais
Ensino
Enfermagem
title_short Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
title_full Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
title_fullStr Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
title_full_unstemmed Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
title_sort Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem
author Draganov, Patricia Bover
author_facet Draganov, Patricia Bover
Sanna, Maria Cristina
author_role author
author2 Sanna, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Draganov, Patricia Bover
Sanna, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Modelos Educacionais
Ensino
Enfermagem
topic Aprendizagem
Modelos Educacionais
Ensino
Enfermagem
description O sucesso da aprendizagem envolve estratégias adequadas. Aquelas inspiradas na Andragogia, que é a arte e a ciência de ensinar adultos, parecem ser ideais para o ensino do tema projetos, conteúdo de administração de recursos físicos ministrado na graduação em enfermagem. O objetivo é relatar estratégia de ensino que estimula a aquisição de competências que tornem o enfermeiro capaz de dialogar, com a equipe multiprofissional, sobre projetos. A estratégia envolveu oficina composta por quatro etapas: leitura de projetos, atribuições do estabelecimento assistencial de saúde (EAS), noções de dimensionamento físico e elaboração de glossário de termos. A estratégia, proposta por aluna de disciplina de prática educacional de programa de pós-graduação senso estrito, foi testada,avaliada e aprovada em oficina por alunos e professores. As condições para aplicação dessa estratégia envolvem trabalho com poucos alunos, salas próprias, equipamentos disponíveis e parcerias com EAS.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18598/13949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 620
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 620
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766333511958528