Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora.
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12738 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo estimular os leitores a repensar o papel da educação permanente dos sujeitos-trabalhadores da saúde e de enfermagem na perspectiva do desenvolvimento individual e coletivo, por meio da práxis transformadora. Procurou-se fazer uma articulação reflexiva dos princípios da práxis transformadora apresentada pelo filósofo Adolfo Sánchez Vázquez com os preceitos de educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem. Tal articulação apresenta uma concepção educativa em prol da conscientização dos sujeitos-trabalhadores sobre as distintas contribuições pessoais, sociais, relacionais e institucionais que podem advir das diferentes formas de perceber e exercer a educação permanente em saúde e no trabalho da enfermagem. |
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Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora.Educação continuadaPessoal de SaúdeConscientizaçãoConhecimentosAtitudes e Prática em SaúdeTrata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo estimular os leitores a repensar o papel da educação permanente dos sujeitos-trabalhadores da saúde e de enfermagem na perspectiva do desenvolvimento individual e coletivo, por meio da práxis transformadora. Procurou-se fazer uma articulação reflexiva dos princípios da práxis transformadora apresentada pelo filósofo Adolfo Sánchez Vázquez com os preceitos de educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem. Tal articulação apresenta uma concepção educativa em prol da conscientização dos sujeitos-trabalhadores sobre as distintas contribuições pessoais, sociais, relacionais e institucionais que podem advir das diferentes formas de perceber e exercer a educação permanente em saúde e no trabalho da enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de reflexãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12738Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 557Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 5571983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12738/10889da Silva, Luiz Anildo AnacletoFerraz, FabianeLino, Mônica MottaBackes, Vânia Marli SchubertSchmidt, Sandra Marcia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-27T18:32:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/12738Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-01-27T18:32:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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