Contribuição do processo de enfermagem para construção identitária dos profissionais de enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98372 |
Resumo: | Objetivo: Compreender o significado do Processo de Enfermagem para a construção identitária dos profissionais de enfermagem.Método: Estudo qualitativo por meio da Teoria Fundamentada nos Dados e do interacionismo simbólico, realizado com 12profissionais de enfermagem, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016 em um hospital de referência no sul do Brasil. Os dados foramcoletados mediante entrevista intensiva, analisados com auxílio do software NVivo®.Resultados: Os dados revelam que o Processo de Enfermagem possibilitou aos profissionais assumirem múltiplas identidades quecontribuíram para a construção da identidade institucional do hospital, reconhecido em um cenário nacional e internacional.Conclusão: As múltiplas identidades, individual, coletiva e institucionalizada, são fomentadas por movimentos de construção,desconstrução e reconstrução que compõe esse modelo de cuidado, proporcionando a criação de uma cultura de valorização doProcesso de Enfermagem como método de trabalho, ou seja, o Processo de Enfermagem deu a identidade da enfermagem do hospital.Palavras-chave: Enfermagem. Processo de enfermagem. Engajamento no trabalho. Papel profissional. |
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Contribuição do processo de enfermagem para construção identitária dos profissionais de enfermagemEnfermagem. Processo de enfermagem. Engajamento no trabalho. Papel profissional.Objetivo: Compreender o significado do Processo de Enfermagem para a construção identitária dos profissionais de enfermagem.Método: Estudo qualitativo por meio da Teoria Fundamentada nos Dados e do interacionismo simbólico, realizado com 12profissionais de enfermagem, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016 em um hospital de referência no sul do Brasil. Os dados foramcoletados mediante entrevista intensiva, analisados com auxílio do software NVivo®.Resultados: Os dados revelam que o Processo de Enfermagem possibilitou aos profissionais assumirem múltiplas identidades quecontribuíram para a construção da identidade institucional do hospital, reconhecido em um cenário nacional e internacional.Conclusão: As múltiplas identidades, individual, coletiva e institucionalizada, são fomentadas por movimentos de construção,desconstrução e reconstrução que compõe esse modelo de cuidado, proporcionando a criação de uma cultura de valorização doProcesso de Enfermagem como método de trabalho, ou seja, o Processo de Enfermagem deu a identidade da enfermagem do hospital.Palavras-chave: Enfermagem. Processo de enfermagem. Engajamento no trabalho. Papel profissional.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98372Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do SulRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98372/54902https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/98372/54903Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessKátia Adamy, EdlamarAntunes de Azambuja Zocche, Denisede Abreu Almeida, Miriam2022-03-24T17:31:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/98372Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:03Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020): Fascículo temático: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
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