Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566 |
Resumo: | Objetivo: Identificar referenciais teóricos e instrumentos para a avaliação do pensamento crítico a fim de embasar estudos na enfermagem e educação.Método: Revisão integrativa, com busca de artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases de dados LILACS, SCIELO, IBECS, MEDLINE/PubMed e SCOPUS, utilizando os descritores: “pensamento”, “ensino” e “enfermagem” ou os respectivos termos em inglês. Encontraram-se 3147 artigos; foram selecionados 23 artigos publicados entre 2010 e 2015.Resultados: 14 (60,2%) estudos analisados utilizaram o referencial de Facione para o embasamento das pesquisas. Identificaram-se 8 (34,4%) estudos utilizando diferentes instrumentos de avaliação do pensamento crítico, aplicados na enfermagem e educação.Conclusões: A maioria dos estudos analisados utilizou o referencial de Facione. Dos instrumentos de avaliação, houve destaque do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) e Watson – Glaser Critical Thinking Appraisal; em relação às habilidades de pensamento crítico, ambos concentram a avaliação nas habilidades cognitivas de pensamento crítico.Palavras-chave: Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões. |
id |
UFRGS-15_78363f2313d7ed36096649f3a66d95cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79566 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educaçãoPensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões.Objetivo: Identificar referenciais teóricos e instrumentos para a avaliação do pensamento crítico a fim de embasar estudos na enfermagem e educação.Método: Revisão integrativa, com busca de artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases de dados LILACS, SCIELO, IBECS, MEDLINE/PubMed e SCOPUS, utilizando os descritores: “pensamento”, “ensino” e “enfermagem” ou os respectivos termos em inglês. Encontraram-se 3147 artigos; foram selecionados 23 artigos publicados entre 2010 e 2015.Resultados: 14 (60,2%) estudos analisados utilizaram o referencial de Facione para o embasamento das pesquisas. Identificaram-se 8 (34,4%) estudos utilizando diferentes instrumentos de avaliação do pensamento crítico, aplicados na enfermagem e educação.Conclusões: A maioria dos estudos analisados utilizou o referencial de Facione. Dos instrumentos de avaliação, houve destaque do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) e Watson – Glaser Critical Thinking Appraisal; em relação às habilidades de pensamento crítico, ambos concentram a avaliação nas habilidades cognitivas de pensamento crítico.Palavras-chave: Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566/46554https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566/46555Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRiegel, FernandoCrossetti, Maria da Graça Oliveira2018-07-30T14:42:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/79566Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-07-30T14:42:15Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
title |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
spellingShingle |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação Riegel, Fernando Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões. |
title_short |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
title_full |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
title_fullStr |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
title_full_unstemmed |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
title_sort |
Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação |
author |
Riegel, Fernando |
author_facet |
Riegel, Fernando Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riegel, Fernando Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões. |
topic |
Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões. |
description |
Objetivo: Identificar referenciais teóricos e instrumentos para a avaliação do pensamento crítico a fim de embasar estudos na enfermagem e educação.Método: Revisão integrativa, com busca de artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases de dados LILACS, SCIELO, IBECS, MEDLINE/PubMed e SCOPUS, utilizando os descritores: “pensamento”, “ensino” e “enfermagem” ou os respectivos termos em inglês. Encontraram-se 3147 artigos; foram selecionados 23 artigos publicados entre 2010 e 2015.Resultados: 14 (60,2%) estudos analisados utilizaram o referencial de Facione para o embasamento das pesquisas. Identificaram-se 8 (34,4%) estudos utilizando diferentes instrumentos de avaliação do pensamento crítico, aplicados na enfermagem e educação.Conclusões: A maioria dos estudos analisados utilizou o referencial de Facione. Dos instrumentos de avaliação, houve destaque do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) e Watson – Glaser Critical Thinking Appraisal; em relação às habilidades de pensamento crítico, ambos concentram a avaliação nas habilidades cognitivas de pensamento crítico.Palavras-chave: Pensamento. Ensino. Avaliação. Enfermagem. Tomada de decisões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566/46554 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79566/46555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766338203287552 |