Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Priscila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Paula Rosenberg de, Tomaz, Bruna Arends Roschel, Cordeiro, Samara Macedo, Jansen, Danielle Castro, Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326
Resumo: RESUMOObjetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
id UFRGS-15_7969b076b21b96550a62434bf06eda2e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/118326
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínicoEnsaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.RESUMOObjetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64453https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64454Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, PriscilaAndrade, Paula Rosenberg deTomaz, Bruna Arends RoschelCordeiro, Samara MacedoJansen, Danielle CastroVeríssimo, Maria de La Ó Ramallo2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/118326Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
title Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
spellingShingle Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
Costa, Priscila
Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
title_short Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
title_full Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
title_fullStr Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
title_full_unstemmed Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
title_sort Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
author Costa, Priscila
author_facet Costa, Priscila
Andrade, Paula Rosenberg de
Tomaz, Bruna Arends Roschel
Cordeiro, Samara Macedo
Jansen, Danielle Castro
Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
author_role author
author2 Andrade, Paula Rosenberg de
Tomaz, Bruna Arends Roschel
Cordeiro, Samara Macedo
Jansen, Danielle Castro
Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Priscila
Andrade, Paula Rosenberg de
Tomaz, Bruna Arends Roschel
Cordeiro, Samara Macedo
Jansen, Danielle Castro
Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
topic Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
description RESUMOObjetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64453
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766340600332288