Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínico
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326 |
Resumo: | RESUMOObjetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil. |
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Oficinas educativas sobre vínculo com o feto durante a gestação: um ensaio clínicoEnsaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.RESUMOObjetivo: Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.Método: Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.Resultados: Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).Conclusão: As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.Palavras-chave: Ensaio clínico. Educação em saúde. Enfermagem materno-infantil. Poder familiar. Relações materno-fetais. Desenvolvimento infantil.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64453https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118326/64454Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, PriscilaAndrade, Paula Rosenberg deTomaz, Bruna Arends RoschelCordeiro, Samara MacedoJansen, Danielle CastroVeríssimo, Maria de La Ó Ramallo2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/118326Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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