Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jeferson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kempfer, Silvana Silveira, Lenz, Julia Rodrigues, Oliveira, Saionara Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850
Resumo: Objetivo: Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritivo. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.Resultados: Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares ePsiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei n. 10.2016.Conclusão: Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.Palavras-chave: Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
id UFRGS-15_828c17d94e6520c15e93ba036205a184
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67850
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.Objetivo: Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritivo. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.Resultados: Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares ePsiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei n. 10.2016.Conclusão: Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.Palavras-chave: Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850/44646https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850/44647Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, JefersonKempfer, Silvana SilveiraLenz, Julia RodriguesOliveira, Saionara Nunes2018-03-19T14:09:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/67850Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-03-19T14:09:55Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
title Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
spellingShingle Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
Rodrigues, Jeferson
Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
title_short Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
title_full Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
title_fullStr Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
title_full_unstemmed Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
title_sort Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014
author Rodrigues, Jeferson
author_facet Rodrigues, Jeferson
Kempfer, Silvana Silveira
Lenz, Julia Rodrigues
Oliveira, Saionara Nunes
author_role author
author2 Kempfer, Silvana Silveira
Lenz, Julia Rodrigues
Oliveira, Saionara Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jeferson
Kempfer, Silvana Silveira
Lenz, Julia Rodrigues
Oliveira, Saionara Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
topic Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
description Objetivo: Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritivo. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.Resultados: Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares ePsiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei n. 10.2016.Conclusão: Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.Palavras-chave: Currículo. Enfermagem psiquiátrica. Saúde mental. Educação em enfermagem. Ensino. Educação superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850/44646
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67850/44647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766336984842240