INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O AUTOMONITORAMENTO DA DRENAGEM CONTÍNUA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37728 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de intervenção educativa desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho de pacientessubmetidas à cirurgia por câncer de mama, no automonitoramento do sistema de drenagem contínua. Foi realizadono Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, entre maio de 2009e março de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa dessa instituição. Participaram 79 mulheresque realizaram cirurgia por câncer de mama e portadoras do dreno. A intervenção constou de: aula e simulação domanejo do sistema de drenagem contínua, avaliação do desempenho e reforço das orientações. Constatou-se queo treinamento com foco no autocuidado exercido pelas pacientes, bem como a estratégia utilizada influenciaramfavoravelmente o automonitoramento do sistema de drenagem contínua, propiciando a prevenção de obstrução domesmo, evidenciada pelo percentual de pacientes que mantiveram a perviedade do sistema (84,2%). |
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INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O AUTOMONITORAMENTO DA DRENAGEM CONTÍNUA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MASTECTOMIAAutocuidadoSimulaçãoNeoplasias da mamaDrenagem por sucçãoAlta do pacienteCuidados pós-operatóriosTrata-se de um estudo de intervenção educativa desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho de pacientessubmetidas à cirurgia por câncer de mama, no automonitoramento do sistema de drenagem contínua. Foi realizadono Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, entre maio de 2009e março de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa dessa instituição. Participaram 79 mulheresque realizaram cirurgia por câncer de mama e portadoras do dreno. A intervenção constou de: aula e simulação domanejo do sistema de drenagem contínua, avaliação do desempenho e reforço das orientações. Constatou-se queo treinamento com foco no autocuidado exercido pelas pacientes, bem como a estratégia utilizada influenciaramfavoravelmente o automonitoramento do sistema de drenagem contínua, propiciando a prevenção de obstrução domesmo, evidenciada pelo percentual de pacientes que mantiveram a perviedade do sistema (84,2%).Escola de Enfermagem da UFRGS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo prospectivo de intervenção educativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37728Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 4 (2013); 75 - 83Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 4 (2013); 75 - 831983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37728/28549https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37728/28551Esteves, Marcella TardeliDomenico, Edvane Birelo Lopes dePetito, Eliana LouzadaGutiérrez, Maria Gaby Rivero deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-27T16:05:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/37728Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-02-27T16:05:59Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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