INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O AUTOMONITORAMENTO DA DRENAGEM CONTÍNUA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Marcella Tardeli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Domenico, Edvane Birelo Lopes de, Petito, Eliana Louzada, Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/37728
Resumo: Trata-se de um estudo de intervenção educativa desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho de pacientessubmetidas à cirurgia por câncer de mama, no automonitoramento do sistema de drenagem contínua. Foi realizadono Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, entre maio de 2009e março de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa dessa instituição. Participaram 79 mulheresque realizaram cirurgia por câncer de mama e portadoras do dreno. A intervenção constou de: aula e simulação domanejo do sistema de drenagem contínua, avaliação do desempenho e reforço das orientações. Constatou-se queo treinamento com foco no autocuidado exercido pelas pacientes, bem como a estratégia utilizada influenciaramfavoravelmente o automonitoramento do sistema de drenagem contínua, propiciando a prevenção de obstrução domesmo, evidenciada pelo percentual de pacientes que mantiveram a perviedade do sistema (84,2%).
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