Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles Lira dos Santos Moreira, Felice
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Clarice Macêdo Callou, Regiane, Alencar Albuquerque, Grayce, Meneses Oliveira, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/89749
Resumo: Objetivo: Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva nogerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção dasegurança do paciente.Métodos: Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde dehospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista emprofundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, ediscutidos segundo referenciais da segurança do paciente.Resultados: Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordandoestratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos,destacando-se: reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback;e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento erespeito mútuos.Conclusões: Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação eestabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentosdestrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.Palavras-chave: Comunicação interdisciplinar. Relações interpessoais. Comportamentosocial. Atitude do pessoal de saúde. Segurança do paciente.
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