Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellari Fabrizzio, Greici
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lorenzini Erdmann, Alacoque, Guedes dos Santos, José Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938
Resumo: Objetivo: Elaborar um modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa para programas de pós-graduação em enfermagem.Método: Trata-se de uma Teoria Fundamentada nos Dados desenvolvida em um programa de pós-graduação em enfermagem stricto sensu de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada de abril a outubro de 2018 e a amostra teórica foi composta por 21 participantes dispostos em três grupos amostrais.Resultados: As atividades de pesquisa estão vinculadas a grupos de pesquisa, que necessitam de recursos humanos, materiais e financeiros para desenvolver seus estudos. Essas condições pedem estratégias de gestão e interações nacionais e internacionais que resultam em desenvolvimento teórico, científico e tecnológico da profissão.Considerações finais: O modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa pode servir como guia para programas de pós-graduação em enfermagem e saúde para planejamento do processo de trabalho e para que possam contribuir com pesquisas de grande impacto para a sociedade.Descritores: Universidades. Grupos de pesquisa. Educação de pós-graduação em enfermagem. Organização e administração. Teoria fundamentada.
id UFRGS-15_9bdafaa0732a2469dc0e5eebe6c28a02
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/133938
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagemObjetivo: Elaborar um modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa para programas de pós-graduação em enfermagem.Método: Trata-se de uma Teoria Fundamentada nos Dados desenvolvida em um programa de pós-graduação em enfermagem stricto sensu de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada de abril a outubro de 2018 e a amostra teórica foi composta por 21 participantes dispostos em três grupos amostrais.Resultados: As atividades de pesquisa estão vinculadas a grupos de pesquisa, que necessitam de recursos humanos, materiais e financeiros para desenvolver seus estudos. Essas condições pedem estratégias de gestão e interações nacionais e internacionais que resultam em desenvolvimento teórico, científico e tecnológico da profissão.Considerações finais: O modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa pode servir como guia para programas de pós-graduação em enfermagem e saúde para planejamento do processo de trabalho e para que possam contribuir com pesquisas de grande impacto para a sociedade.Descritores: Universidades. Grupos de pesquisa. Educação de pós-graduação em enfermagem. Organização e administração. Teoria fundamentada.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938/89122https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938/89123Capellari Fabrizzio, GreiciLorenzini Erdmann, AlacoqueGuedes dos Santos, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/133938Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:34Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
title Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
spellingShingle Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
Capellari Fabrizzio, Greici
title_short Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
title_full Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
title_fullStr Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
title_full_unstemmed Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
title_sort Modelo teórico para gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
author Capellari Fabrizzio, Greici
author_facet Capellari Fabrizzio, Greici
Lorenzini Erdmann, Alacoque
Guedes dos Santos, José Luís
author_role author
author2 Lorenzini Erdmann, Alacoque
Guedes dos Santos, José Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellari Fabrizzio, Greici
Lorenzini Erdmann, Alacoque
Guedes dos Santos, José Luís
description Objetivo: Elaborar um modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa para programas de pós-graduação em enfermagem.Método: Trata-se de uma Teoria Fundamentada nos Dados desenvolvida em um programa de pós-graduação em enfermagem stricto sensu de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada de abril a outubro de 2018 e a amostra teórica foi composta por 21 participantes dispostos em três grupos amostrais.Resultados: As atividades de pesquisa estão vinculadas a grupos de pesquisa, que necessitam de recursos humanos, materiais e financeiros para desenvolver seus estudos. Essas condições pedem estratégias de gestão e interações nacionais e internacionais que resultam em desenvolvimento teórico, científico e tecnológico da profissão.Considerações finais: O modelo teórico de gestão de grupos de pesquisa pode servir como guia para programas de pós-graduação em enfermagem e saúde para planejamento do processo de trabalho e para que possam contribuir com pesquisas de grande impacto para a sociedade.Descritores: Universidades. Grupos de pesquisa. Educação de pós-graduação em enfermagem. Organização e administração. Teoria fundamentada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938/89122
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133938/89123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341800951808